Pela segunda vez na carreira, o brasileiro Marcelo Melo irá disputar a final de duplas do ATP Finals de tênis. Neste sábado (18), em Londres, ele e o polonês Lukasz Kubot derrotaram o norte-americano Ryan Harrison e o neozelandês Michael Venus em sets diretos, parciais de 6/1 e 6/4, em apenas 64 minutos de semifinal. Com este resultado, ele já repete o feito de 2014, quando ao lado do croata Ivan Dodig também foi finalista diante dos gêmeos norte-americanos Bob e Mike Bryan.
Melo é o único brasileiro na história a chegar à decisão de duplas do Finals, torneio que reúne as oito melhores parcerias da temporada. Líderes do ranking, o mineiro e o polonês buscam o nono título atuando juntos, o sétimo da temporada.
Na decisão, Marcelo Melo e Lukasz Kubot irão enfrentar os atuais campeões do torneio, o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers, que superaram o também brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray por 2 a 0, parciais de 7/6 (2) e 6/2, em jogo que teve 1h19 de duração.
A decisão de duplas do ATP Finals está marcada para este domingo, às 13h30 (de Brasília). Se vencer, Melo irá igualar Gustavo Kuerten, único brasileiro campeão da competição, em 2000, em Lisboa, em final diante do norte-americano Andre Agassi.