Assassinado em 2015 por um policial na Guardo do Embaú, em Santa Catarina, o surfista Ricardinho dos Santos será homenageado na única etapa na América do Sul classificatória para a final do Mundial Pro Júnior. Com as iniciais do atleta, o RDS Pro Junior, será disputado na praia catarinense, entre os dias 13 e 15 de outubro.
– É um grande orgulho para toda a família saber que a imagem de Ricardo está sempre viva em um esporte que ele praticou e desfrutou tanto. É uma felicidade enorme ter sua imagem nesta competição na Guarda, o que trará um benefício para todos os moradores durante um período de baixa temporada. Eu me sinto muito feliz com o torneio porque manterá a imagem viva entre nós e acredito que será um grande evento – afirmou Luciene dos Santos, mãe de Ricardinho.
Seus irmãos João Antônio e Martin também celebraram a realização da competição.
– Estou muito feliz em ver que o nome do meu irmão está fornecendo muitas possibilidades para as pessoas que querem ser surfistas. A Guarda do Embaú proporcionará um evento inquestionavelmente bonito e estamos à espera de todos – disse João.
– O nome dele está no evento. Todos os seus amigos estarão presentes e todos irão surfar nas suas ondas. É um tributo perfeito – completou Martin.
Ricardinho foi atingido por três tiros disparados pelo policial militar Luiz Brentano após uma discussão. O PM estava de folga na Guarda do Embaú. O surfista não resistiu aos ferimentos no tórax e no abdômen. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional de São José, foi submetido à quatro cirurgias, mas não resistiu.