
A terça-feira é decisiva para os dois principais jogadores do futebol mundial nas Eliminatórias. Com Argentina e Portugal, respectivamente, Messi e Cristiano Ronaldo batalham para colocar as suas seleções na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Mas não são apenas os dois que correm risco de ficar fora do Mundial — ou que já foram eliminados. Outros craques do futebol mundial também podem assistir à Copa pela TV no ano que vem.
Quem corre risco
Cristiano Ronaldo (Portugal)
O astro do Real Madrid lidera a atual campeã europeia no jogo contra a Suíça, nesta terça. Se vencer em casa, a seleção portuguesa vai para a Copa. Caso contrário, precisará disputar a repescagem continental. A última vez que Portugal ficou de fora da Copa foi em 1998 — antes de Ronaldo se profissionalizar.
Lionel Messi (Argentina)
Os argentinos estão em sexto lugar nas Eliminatórias sul-americanas e dependem de resultados para se classificar — ou pelo menos ter a chance de enfrentar a Nova Zelândia na repescagem intercontinental. A última vez que a Argentina ficou fora da Copa foi em 1970 — 17 anos antes de Messi nascer.
Gianluigi Buffon (Itália)
O histórico goleiro terá 40 anos e sonha em fazer na Rússia o seu último Mundial. Mas a classificação está sob risco, já que a Azzurra precisará jogar a repescagem europeia. A Itália não fica fora de uma Copa desde 1958, duas décadas antes do nascimento de Buffon.
Alexis Sanchez e Arturo Vidal (Chile)
Sanchez e Vidal jogaram as duas últimas Copas pelo Chile, mas agora precisam de um bom resultado contra o Brasil — ou torcer por resultados paralelos — para garantir vaga na Rússia. A última vez que os chilenos não se classificaram foi em 2006, no Mundial da Alemanha.
Arjen Robben (Holanda)
Robben começou a jogar pela seleção principal da Holanda em 2003, exatamente um ano após a última Copa em que a "Laranja Mecânica" não se qualificou. Desde então, foram três participações — oitavas em 2006, vice-campeonato em 2010 e terceiro lugar em 2014. Desta vez, é quase certo que a Holanda não conseguirá a vaga. Para ir à repescagem europeia, os holandeses precisam de uma virtualmente impossível goleada por sete gols de diferença sobre a Suécia.
Quem já está fora
Gareth Bale (País de Gales)
Os galeses deixaram escapar a chance de repescagem na última rodada, ao perder em casa para a Irlanda. Com isso, Gareth Bale segue sem nunca ter participado de uma Copa. Semifinalista na última Euro, o País de Gales não vai a um Mundial desde a sua única participação, em 1958.
Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão)
O craque do Borussia Dortmund chegou a jogar pela seleção francesa (seu país natal) nas categorias de base, mas optou por defender o Gabão, país natal do seu pai. Mas a seleção gabonense nunca foi a um Mundial. E a história se repetiu desta vez. Mesmo com um jogo por fazer no dia 5 de novembro, contra Mali, o Gabão já está eliminado — está a quatro pontos do líder Marrocos no Grupo C das Eliminatórias africanas.