O Brasil sofreu sua primeira derrota na Copa dos Campeões feminina de vôlei, que está sendo disputada no Japão. Nesta madrugada de quarta-feira (6), em Tóquio, o time comandado por José Roberto Guimarães não perdeu a atual campeã olímpica China, por 3 a 2, parciais de 25/20, 25/12, 20/25, 23/25 e 19/17.
Depois de uma excelente atuação diante da Rússia, na estreia, a Seleção Brasileira foi completamente dominada pelas chinesas nos dois primeiros sets. No primeiro, três pontos de saque e uma eficiente defesa foram o suficiente para as asiáticas abrirem vantagem. Já na segunda parcial, o Brasil cometeu muitos erros de passe e chegou a estar perdendo por 20/09, depois de uma sequência de oito pontos das rivais. Mais uma vez, a eficiência do ataque chinês, que marcou 17 pontos contra apenas nove do brasileiro foi decisiva.
Leia mais:
Seleção feminina de vôlei vence a Rússia na estreia da Copa dos Campeões
Seleção Brasileira encerra preparação para a Copa do Campeões de Vôlei
Com 2 a 0 no marcador, a China não conseguiu manter o ritmo no terceiro set e viu o Brasil crescer na partida. Com apenas dois erros cometidos e sete pontos marcados no bloqueio, a equipe brasileira diminuiu a vantagem chinesa ao marcar 25/20. No quarto, o time chinês começou melhor, mas o time verde e amarelo virou na reta final e forçou a disputa do tie-break.
O começo brasileiro no set decisivo deu impressão de que o Brasil conseguiria a virada. Com um bom saque, a equipe campeã do último Grand Prix fez 8/4 e controlou as ações até 12/10. Porém, aos poucos, as chinesas foram se aproximando e viraram em 13/12. Depois de salvar dois match points, o Brasil teve a chance de fechar o jogo em um ataque de Natália, mas não teve sucesso. Dessa forma, com excelente atuação da ponteira Ting Zhu, que terminou a partida com 33 pontos, a China fez 19/17 e garantiu sua segunda vitória na competição. Tandara foi a melhor brasileira com 23 acertos.
As seis seleções participantes da Copa dos Campeões agora irão viajar para Nagoya, onde as três rodadas finais serão disputadas. Na próxima sexta-feira, às 7h15min (horário de Brasília), o Brasil buscará a recuperação no torneio enfrentando o time da casa.
*ZHESPORTES
Primeiro revés
Seleção feminina de vôlei perde para a China na Copa dos Campeões
Brasil voltou a ser derrotado pelas chinesas, algozes da seleção na Olimpíada
GZH faz parte do The Trust Project