O Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu ontem pelo adiamento para a confirmação dos clubes que irão disputar o NBB 10. A nova data estipulada como definitiva é a de 25 de agosto. Pelo prazo estabelecido, a tabela básica da competição será divulgada no dia 29, em nova reunião da LNB.
– É emocionante ver a maturidade dos clubes em decidir coletivamente toda e qualquer situação. Hoje foi o maior exemplo disso. Antes de iniciarmos nossa décima temporada, todos os times se uniram para ajudar dois clubes, que estão passando por dificuldades – diz João Fernando Rossi, presidente da LNB.
Antes da assembleia de ontem, as equipes de Macaé e Brasília solicitaram ao Conselho um prazo maior para conseguirem as comprovações financeiras necessárias para a participação no NBB. O caso mais curioso é o do time do Distrito Federal, tricampeão do NBB. O clube candango perdeu os dois principais patrocinadores e tem a necessidade de quitar dívidas de anos anteriores com atletas. Os principais nomes da equipe no NBB 9, Fúlvio e Guilherme Giovannonni, já acertaram com o Vasco. Caso não consiga resolver as pendências, o Brasília ficará fora da competição.
Os outros 15 times, incluindo Campo Mourão e Joinville, que também apresentavam dificuldades financeiras, confirmaram presença. Estão garantidos no NBB 10: Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Campo Mourão (PR), Mogi (SP), Bauru (SP), Pinheiros (SP), Franca (SP), Paulistano (SP), Liga Sorocabana (SP), Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Botafogo (RJ), Minas (MG), Basquete Cearense (CE) e Vitória (BA).
As duas semanas a mais também serão importantes para o Caxias Basquete. Apesar de ter as garantias financeiras, por conta do patrocínio máster do Banrisul, por meio de lei federal de incentivo ao esporte, o clube ainda segue em busca de apoiadores para incrementar receitas e garantir um time mais qualificado para a disputa.