A motivação esportiva está no cerne da fundação do Grêmio Náutico União. Temos orgulho de ser um dos mais tradicionais e reconhecidos clubes de formação desportiva do país.
Com um amplo quadro de associados, o esporte, além de nos unir, como diz nosso slogan, nos inspira diariamente. Para além de medalhas e recordes, o esporte forma cidadãos e proporciona qualidade de vida. Ciente do nosso papel com a sociedade porto-alegrense e gaúcha, abrimos as portas para todas as faixas etárias e classes sociais, por meio de parcerias com instituições governamentais e educacionais.
Leia mais
Isaquias é bronze no Mundial de Canoagem
Incêndio no Velódromo adia Brasileiro de ciclismo de pista
Berço de campeões, Sogipa completa 150 anos
Foi com grande alegria que recebemos o convite do Grupo RBS para participar do projeto Joga com a Gente e levar o esporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi inspirador
ver a alegria de crianças, que, apesar da tenra idade já carregam tão pesados traumas, com a Ginástica Artística no Abrigo de Crianças e Adolescentes. Naquele dia, Daiane dos Santos, revelada pelo clube, contou a sua história. A campeã mundial foi surpreendida por uma professora do GNU quando brincava numa praça na periferia e ali começou a sua trajetória.
Experiência marcante vivemos ao ver o unionista Felipe Weisheimer ensinar basquete a moradores de rua no Centro de Acolhimento POP 2. O atleta contou a todos que seu pai já esteve em um abrigo semelhante. E o destino colocou o jovem, que agora estuda nos EUA com uma bolsa obtida pelo esporte, diante de pessoas que enfrentam a falta de emprego e moradia.
As limitações da idade ou mente tampouco foram impeditivos para internos do Asilo Padre Cacique e do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que tiveram aulas de tênis e judô, respectivamente. Na Penitenciária de Canoas, um ambiente
perigoso no imaginário popular, vivemos trocas de histórias e reflexões por meio do vôlei.
Levaremos as lições que nossos profissionais, técnicos e atletas viveram ao participar do Joga com a Gente. Ações como essa reafirmam o posicionamento do clube como formador no esporte e elemento de transformação social.
O que, afinal, poucos instrumentos são mais eficazes do que o esporte, que nos une sem distinção.
* ZH Esportes