Nesta quarta-feira (5), o italiano Fabio Aru venceu a difícil quinta etapa da 104ª Volta da França – Vitel a La Planche des Bel-les Files, de 207 quilômetros.
O ciclista da equipe Astana fez uma corrida espetacular, depois de desgarrar do pelotão quando restavam mais de três quilômetros e abrir grande vantagem para o pelotão da frente.
Leia mais:
Brasil precisa vencer só um set contra a Rússia para avançar na Liga Mundial
Os números da única brasileira campeã do UFC
Ronda Rousey revela que teve a casa assaltada por grupo de skatistas
Outro grande vencedor foi o bicampeão da prova, o britânico Chris Froome, que terminou em terceiro lugar e assumiu a liderança da competição, ultrapassando seu companheiro de Sky e compatriota Geraint Thomas (que ficou em 10º), abrindo 12 segundos de vantagem.
A etapa, de montanha e com subida muito íngreme no final (20º) normalmente é a primeira nas quais os principais favoritos se destacam e foi o que ocorreu. O italiano Daniel Martin (equipe Quick Step) ficou em segundo, o australiano Richie Porte (BMC) ficou em quarto e o colombiano Nairo Quintana (Movistar) ficou em nono e pela primeira vez aparece no Top10 da classificação geral.
– Minha estratégia foi atacar nos últimos três quilômetros, pois sabia que se deixasse para o quilômetro final teria adversários muito fortes e seria ainda mais duro. Desta vez aproveitei bem – disse Aru.
A etapa foi a primeira sem a presença do bicampeão de estrada Peter Sagan e o britânico Mark Cavendish. Eles se envolveram num dos acidentes da terceira etapa. Cavendish tentava o sprint para a reta de chegada quando levou uma cotovelada, sem intenção, de Sagan.
Cavendish caiu, foi atropelado por duas outras bikes e quebrou a clavícula. Sagan que foi o segundo colovcdo daquela etapa, acabou sendo considerado culpado pelo acidente e excluído desta edição da Volta da França.
A sexta etapa será realizada nesta quinta-feira, entre as cidades de Vesoul e Troyes (216 quilômetros).
*LANCEPRESS