O Brasil venceu o Canadá por 3 sets a 1 (parciais de 25x21, 17x25, 25x19 e 25x19) nesta terça-feira (4), no Estádio da Arena da Baixada, na estreia da fase final da Liga Mundial de Vôlei. Assim como na maioria dos jogos da seleção na Olimpíada do Rio de Janeiro, o oposto Wallace foi o destaque com 18 pontos marcados.
Na próxima quinta-feira (6), a equipe comandada por Renan Dal Zotto volta à quadra montada no estádio do Atlético-PR para enfrentar a Rússia, às 15h5min. Até uma derrota no tiebreak pode classificar a seleção brasileira à semifinal, que começa na sexta-feira (7).
Leia mais:
Em Istambul, Brasil vence amistoso contra Turquia antes do Grand Prix
Seleção brasileira de vôlei feminino volta a encarar a Polônia antes do Grand Prix
Conheça o projeto que transformará a Arena da Baixada em um ginásio de vôlei para a Liga Mundial
Sem o ponteiro Lipe, lesionando, a seleção brasileira entrou em quadra com Bruninho e Wallace, Maurício Souza e Lucão, Lucarelli e Maurício Borges, e Thales. O Canadá se aproveitou dos erros de recepção e de distribuição do Brasil e começou fazendo 8 a 3 na primeira parcial. A seleção brasileira só empatou após Wallace marcar dois pontos seguidos e fazer 15 a 15. O set seguiu equilibrado até o Canadá cometer dois toques e o Brasil abrir 23 a 20. Depois, coube a Lucarelli explorar o bloqueio para fechar a parcial em 25 a 21.
No segundo set, o Brasil voltou a cometer erros de recepção, e o Canadá voltou a abrir no placar: 15 a 11. Assim como na Olimpíada e na Etapa de Córdoba da Liga Mundial, Wallace voltou a ser o desafogo da seleção. Mesmo assim, beneficiada pelos bons ataques do oposto Vernon, o Canadá abriu a distância para cinco pontos ao fazer 18 a 13. A sincronia entre bloqueio e defesa do Brasil não funcionou na parcial. No erro de ataque do ponteiro Maurício Borges, o Canadá fechou o set em 25 a 17.
O saque e a virada de bola da seleção brasileira melhoraram no terceiro set. Assim como Lucarelli. O ponteiro marcou dois pontos seguidos – um atacando e o outro sacando – para fazer fazer o Brasil abrir 8 a 7 na parcial. Mas o Canadá, que chegou pela segunda vez na história na fase final da Liga Mundial, estava amortecendo e recuperando na defesa a maioria dos ataques do Brasil. No contra ataque, abriu 12 a 10. Aos poucos, o Brasil foi voltando para a parcial. No bloqueio do central Lucão, a seleção abriu 23 a 18 e encaminhou a vitória na parcial. Coube a Maurício Borges, após um ace, fechar a parcial em 25 a 19.
Lucão começou forçando o saque no quarto set, e o Brasil abriu 3 a 0. Em seguida, o Canadá equilibrou a parcial em 6 a 5 após o central Maurício Souza ser bloqueado. O bloqueio da seleção brasileira passou a amortecer mais os ataques canadenses, facilitando a defesa e, consequentemente, a virada de bola. Foi assim que Lucarreli marcou 15 a 10 para o Brasil. No último ponto do jogo, Maurício Borges atacou e fez 25 a 19. Agora, das últimas 19 partidas contra o Canadá, o Brasil venceu 16 e perdeu apenas três.
*ZHESPORTES