A dupla Gre-Nal não costuma ter muitos adversários que ameacem sua soberania nos campeonatos de base no Rio Grande do Sul. Vencer, e até golear, é a norma para duas das maiores forças nacionais na formação de jogadores. Mas um resultado neste último final de semana chamou atenção. O Grêmio fez 14 a 0 no Guarani-VA, no último sábado, pelo Gauchão Sub-20. Sem a intenção da atual diretoria do time do Interior de participar da competição, alguns ex-funcionários queriam montar um projeto de base e desistiram. A campanha de oito derrotas em oito rodadas não surpreende o presidente do clube de Venâncio Aires, José Ademar Melchior.
Mesmo com desistência dos idealizadores do projeto, o Guarany foi obrigado a permanecer na competição. Se desistisse, o clube poderia ser punido com a perda da vaga na Divisão de Acesso de 2018. Para garantir a permanência na segunda divisão estadual, o presidente apostou na parceria com escolinhas da cidade, e um time com idade sub-16, formado apenas por jogadores da cidade, para disputar o Gauchão.
- Como presidente, era contra. Mas apareceram algumas pessoas pedindo para tentarmos a vaga. Fiz isso, alguns clubes da primeira divisão desistiram, e conseguimos. Mas quem queria tocar o projeto avisou que não iria mais participar. Alguns abnegados abraçaram o problema. Estamos participando apenas com os juniores para não sermos punidos - disse José Ademar Melchior.
Leia mais:
CBF divulga adversários da dupla Gre-Nal no Brasileirão Sub-20
Grêmio Sub-14 bate o Botafogo em amistoso no Rio de Janeiro
Base do Grêmio abre processo seletivo por análise de vídeo
Os meninos não treinam juntos, os 22 jogadores inscritos na competição se reúnem apenas nos dias de jogos. A maior parte dos jovens estuda, e alguns já trabalham na cidade. No caso do jogo contra o Grêmio, por exemplo, nem todos estiveram à disposição do técnico Arthur Henrique para viajar a Eldorado do Sul. Como os garotos não recebem salário ou moram no alojamento do clube, o custo mensal é de apenas R$ 5 mil. O equivalente a alguns salários dos meninos da categoria sub-20 da dupla Gre-Nal.
- Nosso grupo de jogadores é formado por apenas meninos de Venâncio, sem custo praticamente. Seria pior perder por WO.
Com mais quatro rodadas até o final da primeira fase do Gauchão Sub-20, o objetivo do Guarani é tentar buscar uma vitória. Um prêmio para os meninos que aceitaram participar da empreitada:
- Os guris sabem que estão disputando uma competição de forma desigual. Seria legal termos uma vitória para eles. Eles sofrem ao levar 14 a 0. Quem sabe até o final da competição conseguimos.
*ZHESPORTES