O Concurso de Salto Internacional Cidade de Porto Alegre (CSI2*-W), tradicionalmente conhecido como The Best Jump, chega a sua 49ª edição nos dias 4, 5, 6 e 7 de maio. O maior evento de hipismo do sul do país vai distribuir prêmios no valor de R$ 216 mil.
Os organizadores fizeram o lançamento da competição nesta quarta-feira no restaurante Dado Bier para convidados e patrocinadores.
Leia mais:
De volta? Phelps admite possibilidade de retornar às piscinas
Nadal e Murray estreiam com vitórias em Monte Carlo
Tenista Serena Williams anuncia gravidez
A disputa, que integra o circuito nacional e internacional de hipismo, será realizada na Sociedade Hípica PortoAlegrense e traz à capital gaúcha atletas do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Portugal. A expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores e reunir um público de cerca de 20 mil pessoas para assistir às 24 provas do concurso.
O presidente executivo do Comitê Organizador do The Best Jump, João Mazzaferro, reforçou a importância do Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre, marcado para as 13h30min de 7 de maio:
– Esta é a primeira de uma série de provas realizadas até o final do ano e que qualificam dois representantes sul-americanos para a Copa do Mundo de Hipismo, que ocorre em Paris, no final de abril, em 2018, anunciou.
Mazzaferro ainda destacou a importância do evento para colocar Porto Alegre no circuito internacional do esporte:
– Teremos na competição atletas importantes, como o argentino Matias Albarracin, atleta melhor pontuado da América Latina nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e os campeões brasileiros, Cesar Almeida e José Roberto Reynoso Fernandez Filho.
Já o presidente da Sociedade Hípica PortoAlegrense, Julio Rabelo, assinalou que o grande desafio do CSI2*-W é formar atletas.
– Temos na Sociedade Hípica uma escola de equitação que é o grande incentivador dos futuros campeões – disse.
O presidente de Honra do The Best Jump, Jorge Gerdau Johannpeter, foi o principal idealizador do evento. Ele lembrou como tudo começou e relatou as ideias defendidas há 49 anos quando trouxe, com um grupo de amigos, o evento para Porto Alegre:
– A gente transportava os cavalos em viagens longas à Argentina, para competir.
Para esta edição, o Comitê Organizador convidou o desenhador de percursos Anderson Moura Lima (course-designer). Brasileiro radicado no México há uma década, já atuou em diversos países da América do Sul, Central e Norte. Esta é a primeira vez que Anderson coordena o desenho e a montagem dos percursos das provas do evento no Rio Grande do Sul.
A originalidade do percurso determina o ritmo e a dificuldade das provas. Anderson tem 15 anos de experiência.
O CSI2*W terá provas a partir das 9h e durante o dia todo. A entrada é franca.
Saiba mais
O CSI2*-W estreou este nome em 2013. Até então o campeonato era conhecido como The Best Jump.
A nova sigla, cheia de convenções, é alinhada ao hipismo mundial com seus significados: internacional (CSI), insere e pontua para a Copa do Mundo (W) que, em 2017, será realizada em Omaha, Nebraska (EUA). A sigla CSI-W vem acompanhada por duas estrelas, pela bandeira do Brasil e o nome de Porto Alegre.
Serviço
O quê: CSI2*-W Porto Alegre – The Best Jump
Quando: 4 a 7 de maio de 2017
Onde: Sociedade Hípica PortoAlegrense
Entrada franca
*ZHESPORTES