Restam oito dias para o fim da temporada regular da NBA, e o melhor basquete do mundo já conhece 11 dos 16 classificados aos playoffs da temporada 2016/2017. Enquanto na Conferência Leste a briga está aberta entre sete equipes, o páreo no Oeste está praticamente definido – o Portland Trail Blazers está perto de confirmar a oitava e última vaga.
Com o reforço de Kevin Durant – que se lesionou no fim de fevereiro mas voltará às quadras na reta final da temporada regular –, o Golden State Warriors se consolidou como a grande força da NBA. Apesar de ter sofrido a virada nas finais da temporada passada para o Cleveland Cavaliers, a equipe da Califórnia manteve a força e tem novamente a melhor campanha. Enquanto isso, o atual campeão sofreu com lesões e uma queda de rendimento na parte final da fase regular – tanto que perdeu a liderança do Leste para o surpreendente Boston Celtics.
Leia mais:
Splitter volta de lesão após 14 meses e estreia em vitória do 76ers na NBA
Westbrook quebra recorde e comanda vitória do Thunder sobre o Magic
Em momento instável, Cavs acumula maus resultados na NBA
A corrida pelo prêmio de jogador mais valioso
Entre dois classificados da Conferência Oeste estão os principais concorrentes ao prêmio de MVP (jogador mais valioso, na sigla em inglês) da temporada: Russell Westbrook e James Harden.
Westbrook, do Oklahoma City Thunder, faz um ano brilhante. Com 40 triplos-duplos (dígitos duplos em três estatísticas em um jogo) na temporada, o armador está a um de igualar o recorde de Oscar Robertson em 1962/1963. Ele tem médias de 31,9 pontos, 10,6 rebotes e 10,4 assistências por partida.
Já James Harden, ex-companheiro de Westbrook no Thunder e atualmente líder do Houston Rockets, comanda um time melhor, mas tem números individuais ligeiramente menores. O barbudo tem 29,2 pontos, 8,1 rebotes e 11,2 assistências por jogo pelo terceiro time de melhor campanha na liga.
LeBron James, do Cleveland Cavaliers, e Isaiah Thomas, do Boston Celtics, correm por fora na disputa.
*ZHESPORTES