Além de um novo comandante para a equipe sub-20, o Grêmio anunciou na última quinta-feira outras duas mudanças no comando técnico de dois times. Douglas Rodrigues assumiu a função na categoria Sub-15, e Lucas Zanella começou o comando da equipe Sub-14. As duas categorias são as iniciais nas categorias de base.
Douglas Rodrigues, 35 anos, é formado em Educação Física pela Ulbra, no Grêmio executou a função de auxiliar técnico nas categorias Sub-14, Sub-15 e Sub-17, de 2007 a 2009. Em 2008 conquistou o título da Copa do Brasil Sub-15, em Votorantim. Antes disso começou no São José, trabalhou depois no Cerâmica, Novo Hamburgo, Inter de Lages, além de comandar as equipes profissionais do Rio Pardense e Estância Velha. O seu último trabalho foi desenvolvido no Sub-20 do Santa Cruz, de Recife, onde foi vice-campeão estadual.
– Meu retorno pro Grêmio se deu pelo acompanhamento do meu trabalho. Esse meu giro pelo Brasil foi importante para agregar experiência no contato com atletas de diferentes idades. Apesar de vir recentemente comandando jogadores profissionais, para mim não é problema orientar jovens jogadores no seu processo de formação. Espero contribuir na evolução da garotada do Sub-15 – comentou Douglas.
Leia mais
Grêmio é goleado pelo Avaí e está eliminado da Copa do Brasil Sub-20
Grêmio renova com uma das principais promessas da base
Time de transição do Grêmio faz 7 a 1 sobre o Gaúcho na Terceirona
A programação da categoria conta com excursões para amistosos e disputa de torneios no exterior. Douglas projeta os desafios.
– Estamos com um método novo para 2017, sem a disputa do Campeonato Estadual, mas com excursões e competições fora do país para buscarmos enfrentamentos de maior dificuldade, proporcionando uma bagagem interessante aos meninos. Sempre buscaremos os títulos nos campeonatos que disputarmos, temos boas perspectivas para o ano – disse.
Lucas Zanella, 27 anos, enfrentou o Grêmio por diversas vezes como técnico na base do Juventude. Formado em Educação Física pela UCS, começou nas categorias menores. Em 2013 e 2014, conquistou o bicampeonato estadual sub-14. Em 2015 foi alçado ao Sub-20 como auxiliar técnico, logo exerceu a mesma função no time B. Antes de receber o convite para comandar o elenco Sub-14 gremista, estava preparando o Panambi para a disputa da Divisão de Acesso.
– A experiência nas categorias de formação do Juventude me proporcionou uma boa bagagem para saber todas as etapas da vida e da formação dos jogadores. Esse é um ponto positivo para saber tomar as decisões corretas dentro e fora de campo, que vai ajudar agora no desenvolvimento do trabalho no Grêmio. O planejamento de jogar amistosos e competições contra clubes de renome no país e no exterior é fundamental para aumentar a dificuldade dos enfrentamentos. A consequente exposição dos nossos atletas nestes jogos ajuda para que possamos tomar as melhores decisões sobre o trabalho desenvolvido – afirmou argumentou.
Na tarde desta quinta-feira, os técnicos se enfrentaram em um coletivo entre as duas categorias no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A Sub-14 viaja na próxima semana junto à equipe Sub-16 para São Paulo e Santos, para a realização dos primeiros amistosos da temporada.