Desde que desembarcou no Palmeiras, Felipe Melo parece ter potencializado sua tendência a se envolver em polêmicas. A cada fim de jogo, acumulam-se declarações fortes e demonstrações de que incorporou o personagem de "pitbull" que o acompanhou em boa parte da carreira.
Nesta semana, cumpriu a "promessa" da apresentação, quando disse: "Se tiver que dar tapa em uruguaio, vou dar." Na confusão após a vitória sobre o Peñarol, foi perseguido por Mier e, antes que fosse agredido, desferiu um soco no adversário.
Leia mais
Palmeiras já prepara a defesa junto à Conmebol e espera escapar de punição
Segurança do Palmeiras: "Já sabíamos que iam querer pegar o Felipe Melo"
Prass lista outras brigas do Peñarol e ironiza: "Acho que o Felipe não estava"
ZH resolveu entrar na brincadeira das "9 verdades e 1 mentira", que se espalhou pelas redes sociais, para recuperar outras controvérsias do volante. Simulamos, abaixo, uma publicação de Felipe Melo com 10 histórias. Você consegue identificar qual delas não é verdadeira?
1) Antes da Copa do Mundo de 2010, me perguntaram o que eu achava da Jabulani, a bola do torneio. Respondi: "É que nem patricinha. Não gosta de ser chutada."
2) Quando estava no Galatasaray, acertei um soco no espanhol Albert Riera, meu companheiro de time, que o levou ao hospital para tratar de um corte no supercílio. A discussão começou no campo, durante o treino, e o técnico nos expulsou. Quando chegamos ao vestiário, acertei o soco.
3) Em um jogo decisivo de Copa do Mundo, acertei um lançamento longo perfeito que deixou meu companheiro na cara do gol para abrir o placar.
4) Fui eleito, na temporada 2012-13, o quarto melhor brasileiro em atividade na Europa. Na eleição, eu era o melhor volante.
5) Já bati boca ao vivo com o Paulo Vinicius Coelho, comentarista que hoje está na Fox Sports e antes trabalhava nos canais ESPN. Ele me perguntou se causava preocupação o meu mau momento na Juventus. Eu neguei que estava em má fase, questionei se ele assistia aos jogos do Campeonato Italiano e ainda perguntei: "Você é jornalista?". Ele respondeu: "E você, é jogador?". Depois, eu e ele pedimos desculpas.
6) O técnico José Mourinho já fez duras críticas a mim. Ele disse: "Marcar com força faz parte do futebol, mas ele tem um problema de caráter."
7) Já fui camisa 10 de um clube tradicional da Europa e virei ídolo da torcida.
8) Nas quartas de final de uma Copa do Mundo, dei um pisão no principal jogador do adversário e fui expulso.
9) Uma atitude minha foi o estopim para uma confusão generalizada em um clássico. Fui expulso de Besiktas x Galatasaray e provoquei a torcida do Besiktas na saída para o vestiário. Vários torcedores invadiram o campo, interrompendo o jogo.
10) Fui vítima de racismo em um jogo da Libertadores pelo Palmeiras. Gastón Rodríguez, do Peñarol, me chamou de macaco várias vezes. Depois do jogo, eu disse que "a mulher dele deve ter traído ele com um negão" e que, "em outros tempos, eu teria virado um socão nele".
RESPOSTA:
6) Mourinho não só nunca fez críticas a Felipe Melo, como já elogiou o jogador em 2011, quando treinava o Real Madrid.
* ZH Esportes