Nenhum mercado intriga mais o futebol mundial do que o chinês. Se até pouco tempo o país era inexpressivo no mundo da bola, tornou-se uma potência – se não em termos esportivos, pelo menos em padrão financeiro. No fim de ano, clubes chineses já anunciaram as grandes contratações de Oscar e Carlos Tevez.
A janela chinesa estará aberta de 1° de janeiro a 28 de fevereiro. O período será recheado de especulações e rumores, que envolvem nomes de times desconhecidos e propostas de altos valores por jogadores desde o nível mediano até as principais estrelas do futebol europeu. As negociações também incluem jogadores que vão para a Ásia, mas logo querem retornar ao Brasil ou a outros centros do futebol para ter mais visibilidade.
Leia mais:
Shanghai SIPG oficializa a contratação do meia Oscar
Zagueiro Pepe pode deixar o Real Madrid a caminho da China
Tevez deixa o Boca Juniors e vai jogar no futebol chinês, diz jornal
O mercado chinês está tão agitado que já há uma preocupação local pelo comprometimento da formação de jogadores locais – com a presença de um número tão elevado de estrangeiros, os jovens chineses teriam um espaço reduzido nos elencos. Por isso, a Superliga Chinesa já pretende reduzir o número de estrangeiros por clube – de quatro para três, além de uma vaga extra para asiáticos de outra nacionalidade.