O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) largará da pole position do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 deste domingo, decisivo para o título mundial, logo à frente do companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, líder do campeonato.
Esta foi a 61ª pole da carreira de Hamilton, que largará com 12 pontos a menos do que Rosberg na briga pelo Campeonato Mundial. Caso o inglês vença a prova, o alemão precisará garantir presença no pódio para conquistar o título pela primeira vez.
– Já fiz metade do trabalho. O objetivo segue sendo o mesmo, ganhar a corrida –, comentou Hamilton após conquistar sua 12ª pole da temporada 2016 (contra 8 de Rosberg).
Na última volta do Q3 do treino classificatório, os dois rivais melhoraram seus tempos em três décimos em relação à primeira tentativa, o que valeu ao britânico o primeiro lugar.
– Não podia ir mais rápido hoje, mas isso não muda nada em relação ao meu objetivo de domingo: ganhar a corrida–, disse por sua vez Rosberg, visivelmente desapontado com us performance no circuito de Yas Marina, onde buscava a terceira pole consecutiva, após 2014 e 2015. No ano passado, o alemão foi o vencedor da prova, mas Hamilton já tinha sido sagrado campeão mundial.
Na segunda linha do grid de largada estarão o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) e o alemão Sebastian Vettel (Ferrari).
O brasileiro Felipe Massa (Williams), que se despede da Fórmula 1 ao fim da corrida de domingo, se classificou ao Q3 e garantiu o 9º melhor tempo.
Já o xará e compatriota Felipe Nasr (Sauber), que ainda tem a permanência na F1 para a próxima temporada indefinida, sairá da 19ª colocação.