Rafael Silva, o Baby, fechou a participação do judô brasileiro na Olimpíada com uma medalha de bronze na categoria acima de 100 kg. A conquista do judoca, que também foi bronze em Londres, faz com que o Brasil encerre os Jogos com um ouro e dois bronzes na modalidade.
Após vencer suas duas primeiras lutas do dia, o brasileiro não resistiu ao francês Teddy Riner, oito vezes campeão mundial e campeão olímpico, nas quartas de final. A derrota o mandou à repescagem.
Em busca de uma vaga na decisão do bronze, venceu uma luta estudada contra o holandês Roy Meyer. O rival teve uma punição a mais, em confronto em que nenhum dos dois pontuou.
A possibilidade de medalha tornou-se mais evidente na definição do adversário. Abdullo Tangriev, do Uzbesquistão, mostrou-se exausto na semifinal em que foi derrotado por Hasuyoshi Harasawa.
Baby controlou a luta com Tangriev. Foi mais agressivo e já tinha vantagem de uma punição quando encaixou um golpe computado como Yuko para definir a vitória e a conquista da medalha.