Um projeto inédito no futebol mundial, devido às proporções que pode alcançar, vai colocar a disciplina futebol no currículo escolar chinês, por meio de uma parceria da Escola de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense com o clube Black Phanters, que representa o governo do gigante asiático nesta iniciativa.
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O projeto nasceu quando o presidente chinês, Xi Jinping, aficionado por futebol, elegeu o esporte como prioridade de investimento, obedecendo a um planejamento que foi construído para colocar a China na final do Campeonato Mundial de 2030. Depois disso, vimos a China investir centenas de milhões de dólares na popularização do futebol no país.
A partir da decisão do governo chinês, Hugo Manzanilla, mexicano radicado na China há 10 anos e responsável pela Black Phanters, partiu em viagem pelos continentes, com o objetivo de encontrar o parceiro adequado para transferir conhecimento de futebol para as meninos chineses. Ele acabou optando por propor a parceria à Escola do Grêmio, depois de visitar e conhecer escolas de clubes no Brasil.
A parceria, iniciada em 2015, já contava com duas unidades (escolas de futebol) em funcionamento, quando uma delegação do Grêmio visitou a China, em maio. A viagem de dois professores e do diretor-geral da Escola, Deco Nascimento, além do chefe de gabinete da presidência do Grêmio, Marco José Bobsin, serviria para autorizar o funcionamento de mais 40 escolas, mas acabou por chancelar a abertura de 150 e colocar em ação o plano chinês/brasileiro de inclusão da disciplina futebol no currículo das escolas chinesas.
A visita à China teve na agenda reuniões com políticos, autoridades da área da educação, dos esportes e de empresários, que manifestaram interesse de avaliar negócios em parceria com o Grêmio, e para isto estarão acompanhando delegação de autoridades chinesas, que vêm a Porto Alegre no próximo mês, para conhecer melhor a estrutura do Grêmio e ter um encontro com o presidente Romildo Bolzan Jr.
A ida do Tricolor à China, nova Meca do futebol mundial, carrega um viés mais que diferente, inédito, porquanto é muito mais do que uma investida externa com os objetivos usuais e recorrentes, de divulgação da marca, intercâmbio etc. Trata-se de um projeto educacional, na área esportiva, que pode transformar o Grêmio em referência mundial em expertise de transferência de conhecimento nesta área.
*ZHESPORTES