O respeitado diário francês L'Équipe, 70 anos de vida e uma referência europeia em esporte, publicou a seleção ideal da Liga dos Campões 2015-2016. Dono do título, o Real Madrid aparece com dois jogadores, Marcelo e Cristiano Ronaldo. O Atlético de Madrid, vice, tem o mesmo número, com Godín e Griezmann.
Os eleitos:
Gianluigi Buffon (Juventus)
Philippe Lahm (Bayern Munique), Diego Godín (Atlético Madrid) e Thiago Silva (PSG) e Marcelo (Real Madrid);
Pogba (Juventus), Thiago Alcântara (Bayern Munique) e Julian Draxler (Wolfsburgo);
Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) e Luís Suárez (FC Barcelona).
Entre os 11 mais, quatro nasceram no sul da América do Sul: Godín e Suárez, uruguaios, Marcelo e Thiago Silva, brasileiros, os dois últimos ficaram de fora da relação de atletas chamados por Dunga para a Copa América Centenária. Thiago Alcántara nasceu na Itália, mas tem cidadania brasileira. É filho do ex-volante Mazinho, da Seleção, campeão nos EUA em 1994.
O grande ausente da lista é Messi, 28 anos, apenas seis gols no torneio. Cristiano Ronaldo, 31 anos, marcou 16. O título europeu, os gols e as grandes atuações estarão ao seu lado quando a Fifa escolher o melhor jogador do mundo de 2016 em janeiro de 2017. CR7 é favorito. Messi terá o segundo semestre da temporada para encostar no rival. A conquista seria a de número 4 do craque português, depois de vencer em 2008, 2013 e 2014.
Messi é o recordista. O argentino ganhou o prêmio cinco vezes.
A votação é feita por técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas especializados em futebol. Dunga e Neymar votam pelo Brasil.