Exemplos para milhares de garotos que sonham em jogar futebol profissional e atuar um dia na Europa, os caxienses Alex Telles e Gustavo Campanharo compartilharam nesta quarta-feira a experiência na carreira com meninos das categorias de base da Apafut. Revelados pelo Juventude, o lateral-esquerdo da Inter de Milão (Itália) e o volante do Evian (França) inspiraram pequenos sonhadores de seis a 17 anos em palestra concorrida num dos auditórios da UCS.
Telles ficou 12 de seus 23 anos no Juventude. Depois, brilhou no Grêmio e no Galatasaray (Turquia), até chegar à Inter de Milão, um dos maiores clubes do mundo. Orgulho de Fazenda Souza, Campanharo passou sete dos 24 anos no Estádio Alfredo Jaconi, antes de jogar no Bragantino e chamar a atenção do futebol italiano. Na Europa, jogou na Fiorentina, no Verona e por último no Evian, da França.
Leia mais:
Meta do Juventude é recuperar os pontos perdidos na Arena logo no primeiro jogo fora na Série C
Juventude não renova com Itaqui e volante pode ser adversário na Série C do Brasileiro
Os garotos da Apafut UCS queriam saber de tudo: como os dois começaram, com quem jogaram na Europa, o que fazem nas folgas, o que comem e tudo mais que envolve o mundo dos atletas profissionais de futebol. Em uma das respostas, sobre alimentação, Telles até brincou com a gurizada:
–Tenho o acompanhamento de uma nutricionista e com isso a gente aprende muito a se cuidar. No início não dava muita bola, tomava refrigerante direto, comia de tudo e tal. Tinha uma época que era quase um McDonald's por dia, cinco vezes por semana. Agora, parei um pouco. Como só quatro.
Brincadeiras à parte, Telles fez questão de deixar claro no encontro organizado pela irmã Hellen Telles, gestora da Apafut, que uma boa alimentação é essencial para atletas de alto nível. Além disso, ele e Campanharo destacaram que o foco no objetivo é fundamental. Desde a base do Juventude, o sonho deles era jogar na Europa. Um sonho realizado.
– Sempre tive esse sonho de jogar no futebol europeu. Na Itália, enfrentei grandes times e acho que o maior jogo foi contra a Juventus, que é um gigante da Europa, pelas oitavas de final da Copa da Itália, em Turim. Quando a gente se dá conta, passa um filme na cabeça de tudo que fizemos para chegar até aqui – contou Gustavo.
Os dois estão de férias em Caxias do Sul e vão promover um jogo beneficente entre os Amigos do Campanharo e os Amigos do Alex Telles, dia 11 de junho, um sábado de manhã, com as presenças de jogadores como Taison (ex-Inter), Edenílson (ex-Caxias e Corinthians) e Pedro Henrique (ex-Caxias), além de personalidades como o ex-jogador Washington e os comunicadores da Rádio Atlântida Duda Garbi e Fabiano Baldasso.
A ideia inicial seria jogar no campo do Minuano, em Fazenda Souza, mas a divulgação nas redes sociais está crescendo e surgiu a possibilidade da partida ser realizada no Alfredo Jaconi, casa que foi deles por muito tempo. Só falta o ok do clube que os revelou para a Europa e o mundo.
* PIONEIRO