Rafael Nadal prova a cada dia que é, realmente, o rei do saibro. O espanhol derrotou neste domingo o japonês Kei Nishikori na final do ATP 500 de Barcelona em 2 sets a 0, com parciais 6/4 e 7/5, conquistando seu 49º troféu em saibro, igualando o recorde do argentino Guillermo Vilas.
O tenista número cinco do mundo, campeão há uma semana do Masters 1000 de Monte Carlo, precisou de pouco mais de duas horas para derrotar Nishikori, que defendia o bicampeonato em Barcelona. Este é o nono troféu de Nadal no torneio catalão.
Leia mais:
Roger Federer inaugura rua com seu nome na Suíça
VÍDEO: tenista iraniano tem ataque de fúria contra árbitro na Turquia
Brasil Tennis Cup em Florianópolis ocorre às vésperas de Olimpíada
Em uma final de grande nível, Nadal mostrou que está recuperando a forma do passado, a menos de um mês para o início de Roland Garros, torneio no qual buscará um histórico décimo troféu.
Após a vitória, Nadal toma o tradicional banho do campeão em Barcelona:
O espanhol, dono de 69 vitórias em 101 finais disputadas na ATP, finalizou com perfeição uma excelente campanha em Barcelona, onde não cedeu sequer um set em cinco jogos.
– Acredito que saquei bem quando precisei. O fato de não ter tido um bom aproveitamento com o primeiro saque me obrigou a jogar melhor. No segundo set, deixei passar muitas oportunidades, mas estou contente por ter resistido mentalmente – analisou.
A conquista iguala os 49 títulos do lendário Guillermo Vilas, que reinou no saibro nas décadas de 70 e 80. Não é a primeira vez que Nadal alcança Villas. Entre 2005 e 2007, o espanhol ficou invicto no saibro por 81 jogos, superando o recorde do argentino.
*AFP