Nada pode ser mais emblemático do que começar a Terceirona gaúcha com o clássico Ba-Guá. O encontro entre Bagé e Guarany abre a última divisão do futebol do Estado neste sábado, às 20h, na Pedra Moura. O duelo é o símbolo da competição que reúne grifes como Rio Grande, Farroupilha, Gaúcho e Atlético de Carazinho como novidades, como o Apafut.
Fórmula
São dois grupos, um de seis e outro de cinco times. Destes, passam os quatro primeiros de cada chave, formando dois quadrangulares na segunda fase. Destes quadrangulares, saem dois clubes de cada lado, formando as semifinais em ida e volta. A final também será em dois jogos. Só o campeão sobe para a Divisão de Acesso.
Sub-23
Mais uma vez, o campeonato terá limite de idade. Os clubes só poderão inscrever apenas três jogadores acima dos 23 anos.
Mais velho e mais novo
A Terceirona tem uma peculiaridade: reunirá o mais velho clube de futebol do Brasil em atividade, o Rio Grande – 116 anos – e o mais recente a entrar no profissional, o Apafut, de Flores da Cunha, fundado em 2011, mas disputará em 2016 sua primeira competição oficial.
Títulos
Os clubes da Terceirona têm cinco títulos do Gauchão:
2 do Guarany-Ba
1 do Bagé
1 do Rio Grande
1 do Farroupilha
Arena
Inaugurada este ano, a Arena BSBIOS Wolmar Salton, casa do Gaúcho de Passo Fundo é o mais novo – e moderno – estádio de futebol do RS. Construída no mesmo terreno do Ginásio Teixeirinha, o local tem capacidade para 5 mil pessoas sentadas.
Faltou um
Sem licenças da CBF, o Novo Horizonte, de Esteio, não conseguiu inscrever o time na competição.
Grupo A
Apafut
Nova Prata
Atlético Carazinho
São Borja
Gaúcho
Grupo B
Igrejinha
Farroupilha
Bagé
Sapucaiense
Guarany-Ba
Rio Grande
1ª rodada
Sábado
20h Bagé x Guarany
Domingo
11hFarroupilhaxIgrejinha
15hAtlético CarazinhoxApafut
15hNova PrataxGaúcho