O último treinamento dos jogadores do Riograndense e do Inter-SM antes da reapresentação nesta segunda-feira de Carnaval foi no sábado, exatamente um mês antes do início da Divisão de Acesso.
Leia mais sobre a Divisão de Acesso
Apesar de o alvirrubro ter começado a pré-temporada uma semana antes, esse período foi utilizado para avaliar jogadores, que culminou com a dispensa de 16 atletas. Por isso, pode-se dizer que as duas equipes estão com duas semanas de trabalho. Pode parecer pouco tempo, mas o técnico esmeraldino, Rodrigo Bandeira, e o comandante do time vermelho e branco, Neneca, já têm um esboço de time para a estreia na competição.
A primeira partida do Riograndense na Divisão de Acesso será contra o Pelotas, em 6 de março, às 16h, no Estádio dos Eucaliptos. No mesmo dia, o Inter-SM enfrenta o Santa Cruz, às 17h, no Estádio dos Plátanos.
RIOGRANDENSE
O técnico Rodrigo Bandeira é mais reticente ao divulgar os seus 11 titulares. Um esboço pode ser tirado do time que atuou no primeiro coletivo comandando por ele, na quinta-feira. O esquema tático também não é confirmado pelo treinador esmeraldino, mas deve ser o 4-2-3-1, o mais usado na última Copa do Mundo, no Brasil. Quatorze das 32 seleções da Copa de 2014 utilizaram essa configuração tática, com a qual a Espanha foi campeã em 2010. No coletivo, como o lateral-esquerdo Anderson Paim ainda não havia chegado, o volante Régis foi improvisado.
No entanto, além do próprio esquema permitir variações, como passar para um 4-3-3 ou um 4-5-1, Bandeira afirma que, assim como Neneca, trabalhará com a mudança de posicionamento dentro do próprio jogo. Mas a grande indefinição está no gol. Os principais concorrentes pela camisa número 1 são Goico e Ederson. O garoto Wesley, promovido das categorias de base, corre por fora.
- Fizemos o coletivo para passar ao pessoal uma ideia de posicionamento, organização defensiva, trabalhando a velocidade no contra-ataque e transição rápida, tanto defensiva como ofensiva. Ainda estamos analisando os esquemas. Temos algumas ideias e estamos mudando dentro do próprio treinamento alternando o esquema para eles se adaptarem. Dentro da ideia que temos de montagem de equipe, estamos em um caminho bom - avalia Bandeira.
INTER-SM
O treinador do Inter-SM não esconde o jogo e divulga quais são os seus 11 titulares (veja no quadro). O esquema é o 4-4-2, com um losango no meio-campo. Os três volantes terão liberdade para trocar de posição entre si. Um deles terá a missão de ficar mais recuado, e os outros dois farão a função chamada de box-to-box (de área a área), ajudando o ataque e a defesa.
Três jogadores são remanescentes da temporada 2015: o zagueiro Charles, o lateral Taffarel e o goleiro Romário. Apesar da prévia de time, Neneca afirma que esses são os 11 prováveis, mas pode haver mudanças. A principal delas pode ser referente aos jogadores argentinos, que ainda estão abaixo dos demais jogadores fisicamente. O volante Santiago tenta uma das três vagas de volante. Já o meia Patrício e o centroavante El Tanque disputam direto com Rafinha e César Júnior, respectivamente.
- A minha intenção para o jogo contra o Santa Cruz, fora de casa, é essa, com um losango no meio. Isso não quer dizer que vai ser um time defensivo, será uma equipe agressiva, mas com uma postura tática priorizando a parte defensiva. Mas, trabalho com dois ou três esquemas táticos com os mesmos jogadores. O que muda é a segunda linha (do meio-campo), para achar uma maneira de se posicionar para neutralizar a parte ofensiva do adversário e, ao mesmo tempo, encaixar a nossa ofensiva - explica Neneca.
Confira, abaixo, os esquemas: