A genialidade do ataque do Barcelona apareceu mais uma vez na goleada por 6 a 1 sobre o Celta de Vigo. Lionel Messi e Luis Suárez colocaram em prática uma jogada ensaiada em uma cobrança de pênalti. Em vez de chutar diretamente para o gol, o argentino apenas rolou para o lado, e o uruguaio finalizou para marcar um de seus três gols na partida.
O lance, segundo especialistas de arbitragem consultados por Zero Hora, seria legal. A exigência da cobrança de pênalti é que a bola seja rolada para frente, como Messi fez. A única ilegalidade no lance foi o fato de Suárez ter invadido a meia-lua antes da cobrança.
Penalti Indirecto de Leo Messi y Luis Suárez HD. FC Barcelona 6 - Celta de Vigo 1. Liga BBVA 15/16 from FutbolBalearTV on Vimeo.
Leia mais:
Barcelona recua, e Manchester City volta a sonhar com Pogba
D'Ale estreia e joga 90 minutos, mas River Plate perde para o Belgrano
Love marca e garante empate do Monaco com o Saint-Étienne
Pela regra, todos os jogadores, à exceção do batedor, precisam estar a pelo menos nove metros e 15 centímetros da marca do pênalti – esta, inclusive, é a única função da meia-lua à frente da grande área. O centroavante do Barcelona estava dentro da meia-lua na hora da cobrança e, por isso, o lance deveria ter sido invalidado e uma nova batida, realizada.
– A ilegalidade é não estar a nove metro e 15 da bola. O passe é legal, se por ventura não houvesse a invasão. A única exigência é que a bola role para frente. Mesmo assim, é um lance inusitado, só com uma vantagem muito grande para um time fazer este tipo de lance – explicou Márcio Chagas da Silva, comentarista de arbitragem da RBS TV.
Diori Vasconcelos, comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, cita que, além de ser cobrado para frente, o batedor precisa ser designado e a cobrança deve ocorrer com o pé.
– A regra do pênalti especifica que o batedor deve ser identificado e os demais jogadores devem estar fora da área e da meia-lua. Depois disso, o pênalti deve ser chutado com o pé e a bola deve ser jogada para frente. Se bater um pênalti com o joelho ou se der um peixinho, é irregular. O Messi chutou a bola para frente com o pé, portanto o movimento é legal. A irregularidade está no fato de que o Suárez estava dentro da meia-lua, menos de nove metros e 15, quando o Messi chuta - ponderou.
O gol foi validado, e o Barcelona chegou a 57 pontos com a goleada. O time da Catalunha tem 62 gols marcados no Espanhol, o segundo melhor ataque do campeonato – o Real Madrid, que está em terceiro lugar na classificação, balançou as redes adversárias 70 vezes.
*ZHESPORTES