A presidente Dilma Rousseff criou nesta quinta-feira um perfil na rede social chinesa Weibo, uma espécie de junção entre Twitter e Facebook no país, e postou um vídeo convidando os chineses a virem ao Brasil em agosto para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Na gravação, a presidente lembra que a China foi sede dos jogos em 2008, e diz que por isso os chineses sabem da importância das competições para quem recebe atletas e torcedores de todas as partes do mundo.
A interação de Dilma na nova rede social teve início na tarde desta quinta-feira, após reunião dela com o CEO do Weibo, Chao Guowei, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, os dois conversaram sobre o bom desempenho dos chineses nos últimos Jogos Olímpicos e sobre a possibilidade de ampliação das parcerias entre Brasil e China. O perfil de Dilma foi criado no meio da tarde e possui até o momento mais de três mil fãs.
Leia mais
Nadadores da França treinarão em Porto Alegre antes dos Jogos
Hugo Parisi deixa semifinal com dores, mas garante 3ª vaga olímpica ao Brasil
Tocha Olímpica estará no RS de 3 a 9 de julho
No vídeo, única postagem até agora, a presidente diz que o Brasil assumiu o desafio de sediar a Olimpíada com "responsabilidade e orgulho".
– Estamos trabalhando dia e noite para garantir o sucesso dos jogos dentro e fora das arenas de competição. Aqui, vocês poderão viver a alegria e sentir a energia do povo brasileiro. O Brasil inteiro aguarda os atletas e os torcedores chineses de braços abertos – disse Dilma, em português, enquanto uma legenda em mandarim era exibida.
Em 2012, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, também criou um perfil na rede social chinesa por ocasião dos Jogos de Londres. As postagens de Dilma no Weibo vão tratar de temas como comércio exterior e turismo. O Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, também estará entre os assuntos de interação no site.
A conexão do Weibo com os Jogos Olímpicos Rio 2016 não começou nesta quinta-feira. Na quarta-feira, a plataforma interativa lançou campanha de divulgação do evento e do Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro. De acordo com os fundadores, o Weibo é uma das maiores plataformas interativas de mídia social da China e do mundo, com 600 milhões de chineses e 400 milhões de usuários ativos por mês.