O árbitro da vitória de Michael Bisping sobre Anderson Silva foi peça determinante em um momento polêmico da luta, no sábado, no UFC Londres. Em entrevista ao site Combate.com, no lobby do hotel onde estava hospedado, Herb Dean explicou o que ocorreu no terceiro round, no momento em que o brasileiro deu uma joelhada voadora, derrubando o adversário.
Conforme Dean, Anderson Silva comemorou antes do fim do round e não viu que Bisping ainda estava consciente e que a luta não havia sido encerrada.
– No momento em que o round foi encerrado, Bisping não estava inconsciente. Ele estava caído e machucado, mas estava olhando para Anderson em postura defensiva e, vendo isso, eu não poderia parar a luta. Se, ao invés de comemorar, Anderson tivesse continuado a atacar, aí sim, seria uma outra história. Mas ele estava festejando quando o gongo soou, e só ali o round acabou.
Leia mais
Caju Freitas: Anderson Silva perdeu para ele mesmo
Anderson Silva critica resultado: "É como no Brasil, corrupção total"
UFC Londres: Anderson Silva perde para Michael Bisping por decisão dos juízes
Dean classificou o episódio como "estranho" e explicou o que houve após a joelhada:
– Ainda não vi o replay, mas vou dizer exatamente o que aconteceu no terceiro round. As coisas ficaram um pouco estranhas quando Bisping começou a apontar para o protetor bucal que havia caído de sua boca. Mas a regra diz que, para repor o protetor, não pode haver ação. Anderson Silva estava no ataque, portanto a luta não estava parada. Ele jogou - e acertou - uma grande joelhada e Bisping caiu. O gongo soou e Anderson festejou como se tivesse vencido, mas eu não parei a luta. Todo mundo entrou, ficou uma grande confusão, mas eu disse que a luta iria continuar, que não havia acabado, e eles lutaram mais dois rounds.
*ZHESPORTES