Rafael Camilo, de 35 anos, se destaca nos esportes de aventura por conta da perseverança e determinação. Afinal, seu 1m15cm de altura poderia impor dificuldades, que tornariam impossível a escalada em pedras e montanhas do Rio Grande do Sul. Porém, mesmo com o nanismo, ele decidiu que não teria limitações e entraria de vez para as atividades de ação.
VÍDEO: tirolesa a 140 metros de altura é atração no Festival Gaúcho de Esportes de Aventura
Imagens: Anderson Fetter
Camilo fala com tranquilidade sobre o assunto. Não é um tabu ou tema delicado. As medidas de seu corpo pouco importam quando ele coloca o equipamento de segurança, com corda e capacete, e começa a subida em direção ao topo.
O início foi em outra modalidade, o rapel, que consiste na descida de paredões. Em 2005, no entanto, que ele entrou para um grupo de esportes de aventura e partiu para a escalada. Foram inúmeros cursos até que Camilo pudesse ser considerado um especialista no assunto. Atualmente, é guia de turismo.
Filha de pastor e ex-boxeadora: conheça Holly Holm, a nova campeã do UFC
Em conversa com ZH, no 3º Festival Gaúcho de Esportes de Aventura, em Minas do Camaquã, distrito de Caçapava do Sul, Rafael Camilo contou que muitas pessoas duvidam quando ele relata sobre suas experiências com a escalada.
- Tem gente que duvida. Mas eu levo numa boa - disse. - Eu procuro fazer vias que eu realmente consiga escalar, que sejam proporcionais à minha altura e à minha envergadura. Eu gosto de vir a Caçapava do Sul, porque as vias não são tão difíceis. Se for uma de grau oito, por exemplo, eu sei que não vou conseguir. No mais, tudo é superado.
Caju Freitas: Ronda Rousey mereceu ser nocauteada
Camilo conhece cada canto do estado onde é possível escalar. Com bom-humor, ele procura chamar novos adeptos ao esporte.
- Várias pessoas podem vir me ver escalar e fazer também. Eu acabo incentivando outros a fazerem, mostrando a minha superação - completa.
Rosberg vence o GP do Brasil e confirma vice-campeonato do Mundial de Pilotos
O 3º Festival Gaúcho de Esportes de Aventura termina neste domingo. Além da escalada, há destaques como a tirolesa, stand up paddle e mergulho, entre outros.
*ZHESPORTES