Depois da festa em Pelotas, houve festa também em Erechim. O Ypiranga suou mas conseguiu o acesso para a Série C do Brasileirão ao vencer a Caldense-MG nos pênaltis pelas quartas de final. Pela primeira vez em sua história, o time gaúcho confirma presença nesta divisão do futebol nacional.
O estádio Colosso da Lagoa recebeu um grande público. O Ypiranga tinha a vantagem de ter empatado no primeiro jogo, fora de casa, em 1 a 1. O gol qualificado permitia um empate sem gols para confirmar a classificação. A situação melhorou quando Gonçalves abriu o placar para a equipe de Erechim. O problema foi que os mineiros empataram no segundo tempo com um gol contra de Robson.
Assim, a decisão foi para os pênaltis. De forma emocionante, o Ypiranga venceu por 4 a 3. O jogador Feijão, da Caldense, desperdiçou um dos pênaltis colocando a bola no poste. Porém Gonçalves, autor do gol no tempo normal, parou na defesa do goleiro mineiro. Depois brilhou a estrela do goleiro Carlão, que pegou uma cobrança, e em seguida Saldanha marcou, sacramentando a vitória do Ypiranga e o acesso à Série C.