Ele não era um dos favoritos ao pódio do GP Bento Gonçalves, mas surpreendeu a todos que estiveram presentes no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre, na tarde de sábado. O potro Diesmal, de três anos, um puro-sangue inglês castanho, venceu a prova com mais de oito corpos de vantagem esobre o segundo colocado.
O cavalo Uai Sô, também puro-sangue inglês castanho, grande favorito ao prêmio, terminou a prova na segunda colocação. Já o segundo mais cotado à vitória, o alazão Save The Tiger, sentiu a pata na metade da prova e acabou em penúltimo lugar. Save The Tiger foi vice-campeão do GP em 2014 e quase se aposentou das corridas em razão de lesões graves.
Montado pelo jóquei Ivaldo Santana, de 33 anos, Diesmal passou a prova no pelotão do meio, entre a quinta e a sexta colocações. Porém, na reta final, nos últimos 500 metros, o potro protagonizou uma arrancada impressionante, deixando cinco cavalos para trás e fazendo seu treinador chorar.
- O pessoal não acreditava nele, mas ele adora barro - afirmou emocionado o treinador Luiz Carlos Soares, que mencionou a intermitente chuva de sábado.
Do haras Nijú, em Bagé, Diesmal era pouco cotado para a vitória e nem seu próprietrário Gabriel Lottici esperava um desempenho tão espetacular:
- Era um potro correndo contra adultos, cavalos renomados. Se questionava muito o que ele poderia conseguir. Mas provou que é um cavalo bom. Ele se saiu melhor do que eu pensava, superou minhas expectativas.
Essa foi a primeira corrida de 2,4 mil metros de Diesmal, que costumava correr no máximo 1,6 mil metros.
Puro-sangue supera lesões para disputar a maior prova do turfe gaúcho
*ZHESPORTES
Turfe
Diesmal surpreende, vence o GP Bento Gonçalves e emociona treinador
Cavalo castanho deixa favoritos para trás e vence com facilidade
GZH faz parte do The Trust Project