A Serra dos Órgãos é nacionalmente conhecida como o local onde o montanhismo deu os primeiros passos no Brasil. E foi lá, no Estado do Rio de Janeiro, que o quarteto formado por Vinícius Deprá, Guilherme Rocha, Guilherme Copetti e Rafael Camilo ascendeu a dois cumes e percorreu boa parte de outro, o famoso Dedo de Deus, onde o arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, celebrou uma missa em 2009.
Leia mais notícias sobre o montanhismo
A expedição do Grupo Bandeirantes da Serra (GBS), de Santa Maria, passou por quatro cidades fluminenses: Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, além do Rio de Janeiro. O ponto mais alto escalado pelo grupo foi na cidade de Petrópolis, no cume da Pedra do Sino, situado a quase 2,3 mil metros de altitude.
- O que tiramos de proveito é o conhecimento. Além de avaliar os limites físicos e psicológicos, o autoconhecimento. Na escalada não existem competidores. O nosso adversário somos nós mesmos - avalia Guilherme Rocha, presidente do GBS.
Para se ter a dimensão da altura escalada pela equipe, o ponto mais alto para escaladas em Santa Maria fica a 432 metros, no Morro do Platô, localizado na BR-158, entre Santa Maria e Itaara, atrás da boate Corujão.
O Grupo Bandeirantes da Serra chegou ao Rio de Janeiro no último dia 25 e desembarcou em Santa Maria na terça-feira. De sábado a terça, eles realizaram um total de quatro escaladas.
O GBS completa 24 anos em 2015. Além do montanhismo, o grupo pratica canionismo, canoagem, trilhas e mountain-bike. São cerca de 25 integrantes. A sede fica no Hotel Fazenda Pampas, na antiga Cidade dos Meninos, em Camobi. Os números para contato são: (55) 9927-6167 e 9927-6162.