Não foi no futebol, nem no futsal, nem no basquete, nem no vôlei. O grito de campeão ecoou por Santa Maria em uma modalidade que vem caminhando para se consolidar no país: o rúgbi. A tarde de sábado no Centro de Eventos da UFSM foi de vitória, de título, de alívio e de desabafo. O Universitário Rugby Santa Maria é campeão gaúcho da segunda divisão.
O triunfo foi conquistado com uma rodada de antecedência, em mais um atropelamento do "U" sobre o adversário: 58 a 0 diante do Planalto, de Passo Fundo. Agora, são nove vitórias em nove jogos.
Leia mais notícias sobre rúgbi
Desde 2013, o Campeonato Gaúcho de Rugby da 2ª Divisão leva o nome de Vinícius Montardo Rosado, um dos precursores do esporte na cidade, morto no incêndio da boate Kiss. Porém, a taça jamais havia ficado em Santa Maria. Por isso, ao apito final de partida, a sensação dos jogadores era de missão cumprida:
- Ficamos na dívida de trazer essa taça para a cidade. Tínhamos de trazer o troféu que leva o nome dele para a cidade. Este ano, fizemos tudo certo. Treinamos como tinha de treinar e trouxemos o título para casa uma partida antes - comemorou Mauricio Ribeiro, jogador do Universitário há seis anos e um grande amigo de Vinícius.
Mesmo campeão da segunda divisão, o Universitário Rugby não tem lugar assegurado na elite da modalidade. Há uma série de determinações impostas pela Federação Gaúcha de Rugby (FGR), como a formação de times juvenil e feminino.
- Agora, temos um time competitivo. Muita gente tomou um susto com os nossos resultados. Está na hora de subirmos. Nossa estrutura melhorou e estamos recebendo apoio de muita gente. Dependemos muito do time juvenil, mas estamos tentando formar. Precisamos ter uma base e não apenas um time formado - completou Mauricio.
Leia as últimas notícias de esporte
Jéssica Rosado, irmã de Vinícius e uma das grandes incentivadoras do time santa-mariense, agradeceu a conquista que foi dedicada à memória do seu irmão.
- Foi uma emoção gigante, lindo e indescritível. Muitos guris que jogaram com o Vinícius prometeram que trariam o título. Vinham com esse peso. Eles estavam engasgados por nunca terem ganho o campeonato. Para eles, era um compromisso entregar a taça para mim e para o meu pai (Ogier) - disse Jéssica.
Apesar de já soltar o grito de campeão, o Universitário ainda tem mais um compromisso no campeonato gaúcho. Na última rodada, em 1º de agosto, o U viaja para encarar o Guasca, em Porto Alegre. Depois, ainda há um longo caminho para percorrer rumo à primeira divisão.
A CAMPANHA
1ª rodada
Antiqua 5 x 37 Universitário
2ª rodada
Universitário 31 x 6 Osório
3ª rodada
Universitário 10 x 8 Walkirians
4ª rodada
Planalto 10 x 27 Universitário
5ª rodada
Universitário 33 x 20 Guasca
6ª rodada
Universitário 65 x 0 Antiqua
7ª rodada
Osório 0 x 36 Universitário
8ª rodada
Walkirians 5 x 17 Universitário
9ª rodada
Universitário 58 x 0 Planalto
10ª rodada (1º de agosto)
Guasca x Universitário