A americana Serena Williams (N.1) conquistou pela terceira vez na carreira o troféu de Roland Garros, seu 20º título de Grand Slam, ao derrotar neste sábado na final a tcheca Lucie Safarova (N.13) por 6-3, 6-7, (2/7) e 6-2.
A americana, campeã em Paris em 2002 e 2013, se manteve fiel ao espetacular retrospecto em finais de Grand Slam, agora com 20 vitórias em 24 partidas, e se aproximou do recorde da alemã Steffi Graf, vencedora de 22 títulos dos quatro maiores torneios do circuito.
Djokovic vence Murray e está na final de Roland Garros
Wawrinka vence Tsonga e está na final em Roland Garros
Peça de placar eletrônico cai e deixa três feridos leves em Roland Garros
- Foi muito complicado. Ela jogou muito bem e não teve medo, eu fiquei um pouco nervosa. É um sonho para mim voltar a vencer aqui - disse uma emocionada Serena após a partida.
Superação
O caminho rumo ao título em Roland Garros não foi fácil. Serena teve que superar as dores no cotovelo direito que a incomodaram no início do torneio, além de precisar virar quatro partidas em que começou perdendo o primeiro set.
Para piorar, uma forte gripe quase fez Serena abandonar a partida de semifinal contra a suíça Timea Bacsinszky (N.24), na última quinta-feira, e impossibilitou a americana de treinar na sexta.
Na final, Serena começou arrasadora, vencendo o primeiro set em 6-3 e abrindo 4-1 no segundo set, dando a impressão de que ergueria o troféu com extrema facilidade.
De repente, Safarova renasceu das cinzas, começou a acertar tudo que tentou e virou a partida, levando a decisão para um terceiro e decisivo set.
Pressionada, a americana voltou a mostrar seu melhor tênis, impondo sua força física e despachando em 6-2 Safarova.
Os números da final acabam mostrando a superioridade na partida de Serena, que anotou 11 aces, contra apenas dois de Safarova, e conseguiu 34 winners, enquanto a tcheca fez 16.
Saforava, porém, soube aproveitar as chances que teve na partida. A tcheca quebrou o saque da americana quatro vezes, em quatro oportunidades.
Apesar da derrota, Safarova, aos 28 anos, vive o melhor momento da carreira. Nesta edição de Roland Garros, a tcheca eliminou a defensora do título, a russa Maria Sharapova, nas oitavas de final, antes de alcançar a final de um Grand Slam pela primeira vez.
* AFP
Tri
Serena Williams derrota Safarova e conquista Roland Garros pela 3ª vez
Tenista americana venceu seu 20º título de Grand Slam da carreira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: