A próxima etapa do circuito mundial de surfe só começa no dia 8 de julho, mas as baterias do primeiro round já estão definidas. Em Jeffrey's Bay, na África do Sul, os wildcards da competição serão o local Slade Prestwich e o norte americano Dane Reynolds, nono colocado na última etapa, em Fiji.
Os primeiros brasileiros a caírem na água serão os paulistas Filipe Toledo (vice-líder do ranking) e Miguel Pupo, que se enfrentam na quarta bateria de estreia, junto com C.J Hobgood, atleta norte-americano que se despede do tour no final deste ano.
Depois, na sexta bateria, é a vez do atual líder do ranking, Adriano de Souza, entrar na disputa. Ele enfrenta Adam Melling e o wildcard Slade Prestwich. Mineirinho vem de dois 13º lugar, resultado considerado ruim, e que podem servir como seus dois descartes da temporada (no final do ano, todos os surfistas tiram da sua pontuação os dois piores resultados ao longo da temporada).
Na sequência, é a vez de Wiggolly Dantas (sétima bateria), Jadson André (oitava, na qual enfrenta Kelly Slater) e Ítalo Ferreira (décima primeira).
Gabriel Medina, atual campeão do mundo, pela primeira vez no ano não figura como "cabeça-de-chave" na formação das disputas. Isso lhe colocou na lista da última bateria do primeiro round, enfrentando Bede Durbidge e Matt Banting.
Antes da etapa de JBay, uma etapa que vale 10 mil pontos do Qualifying Series (QS), ranking de acesso à elite do surfe, ocorre em Balito, também na África do Sul, a partir da próxima segunda-feira (29). As baterias da competição anda não foram anunciadas