A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou nesta segunda-feira a lista de 14 atletas convocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, que serão disputados de 10 a 26 de julho. Três judocas integram a equipe da Sogipa, de Porto Alegre: Maria Portela (até 70kg), Mayra Aguiar (até 78kg) e Felipe Kitadai (até 60kg).
O trio tem experiência de pódio na competição. Enquanto Mayra soma duas medalhas (foi prata no Rio 2007 e bronze em Guadalajara 2011), Kitadai conquistou o ouro na edição do México e Portela, o bronze.
- Falta o ouro para mim. É uma questão pessoal - diz Mayra, atual campeã do mundo na categoria meio-pesado. - O torneio de Judô do Pan é uma competição muito importante, que ajuda na preparação para a Olimpíada, até mesmo no aspecto psicológico;
Depois do título mundial em Cheliabinsk no ano passado, a judoca de 23 anos ficou nove meses sem participar de competições. Voltou aos tatames no final de abril, no Campeonato Pan-Americano de Judô de Edmonton, também no Canadá. Apesar da falta de ritmo, conquistou o ouro com vitória na final sobre sua principal adversária, a americana Kayla Harrison.
Quem também comemora o bom momento é Maria Portela, peso médio de 27 anos. Depois de ficar fora do Mundial de 2014 e de um ano de maus resultados, a judoca conquistou o bronze no Pan de Edmonton. A gaúcha disputa com a carioca Bárbara Timo uma vaga para o Mundial de Astana, no Casaquistão, em agosto. Quem somar mais pontos na temporada estará mais perto de confirmar presença na equipe brasileira na Olimpíada do Rio 2016.
- A minha confiança está em alta. A chave do Pan na minha categoria é muito forte. Tem a Yuri Alvear (colombiana 2ª do ranking e melhada de bronze em Londres 2012), a Cortés (a cubana Onix Cortés Aldama, bronze no Mundial de 2014), a canadense (Kelita Zupancic, 4ª do ranking mundial) também deverá estar na disputa - disse a atleta de Júlio de Castilhos, atualmente em 19º no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF).
Já o paulista Kitadai, há cinco anos integrante da Sogipa, buscará repetir o feito de Guadalajara.
- O Pan é um bom parâmetro para o judô. Alguns dos melhores atletas do mundo estarão na competição - destaca o judoca da categoria ligeiro.
Entre os convocados está Tiago Camilo, ex-judoca da Sogipa que buscará o terceiro ouro no Pan. A surpresa da lista da CBJ fica por conta da ausência de Sarah Menezes, atual campeão olímpica da categoria até 48kg e 2ª do ranking mundial. A entidade convocou Nathália Brígida, no Minas Tênis Clube. A equipe brasileira vai se concentrar em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, entre o final de junho e início de julho, antes de seguir para o Canadá.
Os judocas convocados
Feminino
48kg - Nathália Brigida
52kg - Érika Miranda
57kg - Rafaela Silva
63kg - Mariana Silva
70kg - Maria Portela
78kg - Mayra Aguiar
+78kg - Maria Suelen Altheman
Masculino
60kg - Felipe Kitadai
66kg - Charles Chibana
73kg - Alex Pombo
81kg - Victor Penalber
90kg - Tiago Camilo
100kg - Luciano Corrêa
+100kg - Rafael Silva