O canoísta de Santa Maria Gilvan Ribeiro conquistou um importante resultado para a canoagem brasileira na 1ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, disputada de sexta-feira até este domingo, em Montemor-o-Velho, em Portugal. Gilvan não conquistou medalha, mas ficou muito perto disso. Ele foi o quarto colocado na final do K1 500 metros, neste domingo, a menos de um segundo do campeão olímpico e da medalha de bronze.
No Facebook, Gilvan postou a seguinte declaração: "Ao sair da água as lágrimas foram inevitáveis. As sensações se misturam. É dolorido chegar tão, tão perto da medalha e não tocá-la, e ao mesmo tempo é inexplicável a sensação de chegar até aqui. Trago o Brasil comigo, trago Santa Maria comigo, trago o bairro Campestre comigo!" Nessa prova, o ouro ficou com o francês Cyrille Carre, a prata, com o canadense Adam Van Koeverden, e o bronze foi para o neozelandês Marty McDowell.
Gilvan também defendeu a seleção brasileira de canoagem na final do K4 1.000 metros, junto com Roberto Maehler, Celso Junior, Edson Silva. O quarteto ficou em nono lugar. Agora, Gilvan e os companheiros de Seleção disputarão a 2ª etapa da Copa do Mundo, em Duisburg, na Alemanha, de 22 a 24 de maio.