A terça-feira em Santos foi especial para a nova geração do tênis brasileiro. Orlando Luz, maior promessa do Brasil na modalidade, alcançou um feito inédito na carreira ao conquistar sua primeira vitória em ATP Challenger, justamente na estreia do tenista de 17 anos em torneios deste porte no circuito mundial.
E o triunfo não poderia ser mais surpreendente: Orlandinho desbancou um dos principais candidatos ao título no Tênis Clube, o argentino e 201º colocado Guido Andreozzi, parciais de 6/3 4/6 6/3.
- Não tenho dúvidas de que esta é a minha maior vitória na carreira, a ficha ainda não caiu. Estou feliz pela oportunidade que a organização me deu, estou provando que o convite não foi uma má escolha e que tenho capacidade para jogar contra tenistas de alto nível, apesar da minha pouca idade - disse o atleta, cercado por garotos que pediam autógrafos e a sua munhequeira como lembrança no Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado pela Santos Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Bellucci é eliminado na segunda rodada no ATP 500 de Barcelona
O duelo com Andreozzi não começou bem para o Orlando, que foi quebrado logo no primeiro game com saque. O tenista, entretanto, conseguiu reagir com grande apoio da torcida.
- Comecei nervoso, senti um pouco a pressão, mas consegui reagir e acabei me soltando no decorrer da partida. Quando saquei pra fechar em 5/3, um game que a gente acaba pensando um pouco mais para ganhar, cheguei a perder um match-point, mas não abalei e consegui finalizar na minha segunda oportunidade - avaliou Orlandinho.
Sharapova defende vice-liderança do ranking no WTA de Stuttgart
Seu próximo confronto em Santos será curiosamente contra outra grande promessa do tênis nacional, o amigo Marcelo Zormann, 18 anos, que também venceu nesta terça sua primeira vitória em um ATP Challenger. Será o quinto confronto dos tenistas (retrospecto: 2-2), mas o primeiro no circuito profissional.
Luz supera Guga
Assim como Orlandinho, o ídolo Gustavo Kuerten também tinha 17 anos quando obteve em Natal/RN sua primeira vitória em Challengers, na temporada 1994. A diferença é que Guga alcançou essa marca a cinco dias de completar 18 anos, enquanto Orlando atingirá essa idade somente em fevereiro do ano que vem.
Leia outras notícias sobre tênis
Thomaz Bellucci e João Souza, o Feijão, chegaram neste mesmo degrau mais tarde. Bellucci com 18 anos, em 2006, em Campos do Jordão/SP, enquanto Feijão triunfou em 2007 aos 19 anos no torneio de Bogotá, na Colômbia.