A partir desta quinta-feira, os três atletas de Santa Maria, da região central do Estado, que integram a seleção brasileira de canoagem velocidade remarão em águas equatorianas. Em Ibarra, Andrieli Estefani e os irmãos Gilvan e Givago Ribeiro participam do Sul-Americano da modalidade, que vai até domingo. Será o primeiro campeonato internacional do time brasileiro, que, para essa competição, viajou com 47 integrantes.
- Estou um pouco apreensivo. Minha última prova internacional foi há um ano. E, apesar de não termos essa prova como meta de resultado, motivo pelo qual estamos focando nas Copas do Mundo, Pan e Mundial, querer chegar à frente é inerente ao meu espírito competidor. Então, espero brigar de igual para igual com a Argentina, que é o principal adversário na América do Sul - projeta Gilvan Ribeiro, que participará das provas de k1 (500 metros), k2 (1.000 metros) e k4 (200 e 1.000 metros) na categoria principal.
Leia mais notícias sobre canoagem
Givago competirá apenas no k4 (500 metros). Andrieli, na categoria júnior, disputará medalhas no k4 (200, 500 e 1.000 metros). O Sul-Americano de Canoagem reunirá mais de 350 atletas de oito países da América do Sul.
Os três canoístas fazem parte da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena).