Após estancar uma série de derrotas que chegava a cinco jogos, o Caxias tem pela frente o desafio urgente de voltar a vencer. Por isso, o técnico Hélio dos Anjos dificilmente irá se contentar com o esquema adotado contra Capivariano e Cruzeiro, que, se deu solidez à defesa, não apresentou soluções ofensivas. Na tarde desta terça-feira, o treino fechado deu mostras de que a escalação será mantida em segredo até momentos antes da partida.
Antes da escalação, a dúvida principal é sobre a manutenção ou não do esquema 3-6-1 adotado nas últimas partidas. No ataque, por exemplo, Vanderlei passou a maior parte do jogo em Gravataí isolado, sacrificado pela prioridade da equipe em não perder. Contra o São Paulo, Reinaldo ou Charles podem aparecer ao seu lado, acarretando a saída de um zagueiro ou homem de meio-campo. E no meio, Clayton e Patrick surgem como opções para uma formação mais ofensiva em relação aos três volantes utilizados contra o Cruzeiro.
Um dos jogadores mais beneficiados com a adoção do trio de zaga, o lateral transformado em ala-direito Bebeto ressalta o quanto o esquema o favorece:
- Meu forte sempre foi atacar. E com três zagueiros fico mais à vontade, porque passo a atuar numa faixa do campo mais à frente. A responsabilidade de marcar é a mesma, mas com a bola é mais fácil de se aproximar dos atacantes - comenta.
Um dos jogadores que demonstra ter ganho a confiança do novo treinador, o volante David diz que a preocupação maior não deve ser com a escalação, mas sim com a postura em campo. Segundo ele, o time precisa ter sabedoria diante da situação:
- É o jogo da nossa vida. Temos que ter cautela e inteligência para jogar, sabendo que tudo o que vai acontecer daqui para a frente passa por esse jogo. E temos que fazer prevalecer o mando de campo para sair com a vitória.
No Centenário
Caxias treina com portões fechados e pode ter novo esquema tático para enfrentar o São Paulo, na quinta
O 3-6-1 dos dois primeiros jogos de Hélio dos Anjos pode ser substituído por sistema com dois atacantes
GZH faz parte do The Trust Project