O sábado foi de frustração para os torcedores brasileiros que foram ao Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, acompanhar as disputas do Brasil Open. João Souza, o Feijão, foi superado por um azarão nas semifinais do torneio de simples, enquanto Marcelo Melo acabou batido na semifinal de duplas. Assim, não haverá tenistas da casa nas duas decisões marcadas para a tarde deste domingo.
Primeiro a entrar em quadra, Feijão esteve muito perto de obter um resultado inédito em sua carreira. O brasileiro protagonizou grande virada sobre o italiano Luca Vanni na segunda parcial, mas perdeu força nos games finais e acabou derrotado pelo rival, que venceu por 2 sets a 1, com 6/4, 6/7 (5/7) e 6/4, numa batalha de quase três horas de jogo.
Nadal deixa problemas físicos para trás e tenta confiar em ano sem lesões
O duelo reuniu as duas grandes surpresas da competição. Vanni entrou na chave principal como lucky loser, ao ficar com a vaga de Feliciano López, que desistiu. Feijão foi um dos convidados da organização e emplacou sequência inédita de vitórias em um torneio de nível ATP. Na sexta, venceu um tenista Top 30 (o argentino Leonardo Mayer) pela primeira vez na carreira e, neste sábado, poderia avançar a uma final de ATP pela primeira vez.
O brasileiro, contudo, perdeu ritmo nos últimos games do terceiro set. Ele liderou o placar durante a maior parte da parcial e esteve muito perto da vitória. Até que hesitou no seu serviço e cedeu a quebra, que definiu a partida em favor do italiano, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Nadal já treina no Rio e desfilará com Guga no carnaval pela Viradouro
Apesar do revés, Feijão obteve nesta semana seu melhor resultado no Brasil Open. Até então, havia parado na segunda rodada em três ocasiões (2011, 2013 e 2014). Ele também deve ganhar boas posições no ranking, reaproximando-se do Top 100, que chegou a ocupar na temporada passada.
- É difícil jogar com um cara como ele, que saca forte o tempo inteiro. Até o 5/4 do segundo set não tive nenhum break point. Joguei pressionado o tempo inteiro. No 5/4 ele sentiu um pouco a pressão e consegui ganhar o set no sufoco. No terceiro, a única chance que tive foi no 4/3. Errei duas bolas no detalhe. Foi o momento chave do jogo. Ele voltou a jogar bem e não deu chances. Mérito total dele - discursou Feijão ao fim da partida.
Melo cai nas duplas
Já nas duplas, atuando ao lado do austríaco Julian Knowle, Melo foi superado pela dupla colombiana formada por Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 10/6.
Para Melo, a derrota para os colombianos foi frustrante também pelo fato de que no ano passado ele caiu diante dos mesmos rivais na decisão de duplas do Rio Open, o principal ATP realizado no Brasil. Também no ano passado, o brasileiro foi superado pelos adversários no Masters 1000 de Madri.
Neste duelo com Cabal e Farah, Melo e Knowle chegaram a quebrar o saque dos colombianos por uma vez no primeiro set, mas viram seus rivais converterem dois de oito break points para assegurarem a vantagem inicial de 7/5.
Na segunda parcial, Farah e Cabal começaram melhor e logo abriram 2/0 com uma nova quebra de serviço, mas o brasileiro e o austríaco reagiram, conseguiram converter os dois break points que tiveram e fizeram 6/4 para empatar a partida. No super tie-break, porém, os colombianos foram superiores novamente e aplicaram o 10/6 que definiu o fim do confronto.
Leia as últimas notícias de tênis
Tão perto
Feijão vacila na semifinal e Brasil Open fica sem brasileiros na briga por título
Nas duplas, o mineiro Marcelo Melo também foi eliminado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: