A seleção Brasileira irá enfrentar a Turquia em um amistoso que contará apensa com jogadores que atuam no exterior.
O técnico Dunga preferiu não contar com os jogadores que atuam no brasil, para não prejudicar nenhum clube na reta final do Campeonato Brasileiro.
PALCO DE BRASIL X TURQUIA
Istambul impressiona pela grandiosidade. São 13 milhões de habitantes, incluindo a região metropolitana. Cortada pelo Estreito de Bósforo, metade da cidade fica na Europa e a outra metade na Ásia. Aqui a seleção brasileira está concentrada no lado asiático. Para fugir dos constantes engarrafamentos, foi escolhido o Hotel Wyndham Marina, bem perto do Sukru Sarakoglu Stadium, casa do Fenerbahçe, local do jogo contra a Turquia e que tem capacidade para 50.509 torcedores. Sediou em 2009 a final da Copa da UEFA (hoje Liga Europa) com vitória do Shakhtar contra o Werder Bremen. Por enquanto não faz muito frio. Para quarta, no horário da partida, a previsão é de temperatura de 12 graus.
RIVALIDADE TURCA
A rivalidade entre os dois grandes clubes da Turquia jé bem conhecida. O Galatasaray, baseado no lado europeu, de cores vermelha e amarela, tem os brasileiros Alex Telles e Felipe Melo. Na comissão técnica Taffarel e o treinador italiano Cesare Prandelli. O Fenerbahçe fica no lado asiático, joga de azul e amarelo e conta com o ex-santista Diego. Perto do estádio do Fener, a cor vermelha foi retirada da fachada da loja do Mc Donalds para evitar problemas. Os dois estão empatados na liderança do campeonato local. Na última pesquisa de preferência de torcida, o Galatasaray ficou na frente: 35% contra 34% do rival. O Besikitas teve 19%.
LESTE EUROPEU EM ALTA
Já ficou para trás aquela história de que jogadores do leste europeu ficavam escondidos. Nesta convocação, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia é o clube que tem mais atletas relacionados: Luiz Adriano, Fred e Douglas Costa. O poderoso Chelsea também tem três (Filipe Luís, Oscar e Willian).
CONVOCAÇÃO NO AEROPORTO
No treino de segunda-feira, o técnico Dunga utilizou apenas 14 jogadores. Os atletas que jogaram no domingo ficaram trabalhando no hotel. O grupo só ficou completo na noite de segunda, quando Anderson Talisca, do Benfica, chegou a Istambul. Ele foi chamado para o lugar de Lucas, do PSG, que está lesionado. O detalhe é que no momento em que foi escolhido pela comissão técnica, Talisca estava no aeroporto, em Paris, embarcando com a seleção sub-21 para um torneio na China. Minutos antes do avião decolar, o diretor da CBF Gilmar Rinaldi conseguiu o contato e o atacante foi colocado em um voo para a Turquia.
A Rádio Gaúcha transmite Brasil e Turquia, às 16h30 desta quarta-feira (12). Com narração de Marco Antônio Pereira e comentários de Cléber Grabauska. A reportagem será de Eduardo gabardo e Filipe Gamba. Felipe Nabinger comanda a central de Esportes.
“O Projeto Brasil 2014 é um oferecimento de Amanco, Lojas Certel, Languirú, Quartzolit , Capemisa Seguradora e Malhas Ferju.”