Renato Portaluppi, um dos maiores ídolos do Grêmio, concedeu entrevista para o Show dos Esportes, pela primeira vez desde sua saída do Grêmio no final de 2013. Portaluppi comentou o atual esquema de Luiz Felipe Scolari, povoando o meio-campo com três volantes, assim como o próprio Renato fazia em sua época.
" Eu gosto de futebol ofensivo, mas pra colocar uma equipe grande como o Grêmio pra frente têm que ter as peças. Se você perder o meio-campo, fatalmente vai perder a partida. Tem que enteder as características do teu plantel e montar o melhor esquema de jogo. Nós, por exemplo, com esse esquema fomos vice-campeões brasileiros quando muita gente não acreditava", comentou.
Renato também falou de seu carinho pelo Grêmio, clube que o revelou para o futebol, e disse que um dia voltará a comandar um plantel do Trticolor.
"Quem não gostaria de treinar um grande clube como o Grêmio, até por que é o meu clube de coração. Eu tenho certeza que ainda vou voltar a treinar o Grêmio, mas vai acontecer naturalmente", afirmou.
Em 2013, Renato treinou o Grêmio e foi vice-campeão Brasileiro. Muitos torcedores não entenderam sua saída ao final do ano, o ídolo gremista explicou que esperava ser mais valorizado financeiramente e reafirmou o desejo de voltar a treinar o Tricolor.
"Nós não chegamos em um acordo, foi por isso que eu saí. Depois do trabalho maravilhoso que fizemos eu queria ser recompensado, eu entendo que o clube estava passando por um momento difícil, até por que eu já fui para o Grêmio não ganhando o que eu imaginava. Mas tenho certeza que eu ainda vou voltar", contou.
Ouça a entrevista completa de Renato Portaluppi