Goleiros Paulo Victor e Marcelo Grohe brilharam muito e foram os protagonistas no jogo, mas Grêmio levou vantagem em grande lance no final da partida. Luan marcou aos 45 minutos do segundo tempo para o Tricolor, resultado final de 1 a 0 no Maracanã. Outros protagonistas, os técnicos Luxa e Felipão gritaram muito na beira do campo. Felipão foi para o jogo buscando a primeira vitória do Grêmio como visitante e conseguiu. Já o Luxemburgo foi para a partida com 12 em campo, contando com a torcida no Maracanã. O time carioca chegou a ficar na lanterna do Brasileirão, mas reagiu e vivia boa fase até este sábado com uma sequência de cinco vitórias seguidas. Já o Tricolor gaúcho, venceu os dois últimos jogos. O Grêmio está a um ponto do G4. Tricolor está objetivando a Taça Libertadores.
1º Tempo
O Grêmio dominou a primeira fase da partida. O Tricolor teve quatro grandes finalizações, dessas quatro, três foram chances claras de gol. A mais interessante, aconteceu num lance que destacou o goleiro do Flamengo - o jogador Dudu entrou na área e chutou sem força e sem perigo para Paulo Victor defender. Mas Giuliano no rebote chutou tentando encobrir o goleiro. Paulo Victor se recuperou, saltando e evitou um golaço. Isso tudo aconteceu no final do primeiro tempo - aos 37 minutos, mas reflete o bom momento do Grêmio. Essa primeira etapa foi só Grêmio.
Dos lances curiosos, Lucas Coelho foi atingido por uma joelhada no rosto - segundo o comentarista de arbitragem Diori Vasconcelos: "foi um lance absolutamente normal, do jogo". Lucas Coelho precisou sair de campo, mas voltou depois de ser atendido. Protagonistas, Luxa e Felipão gritaram muito no limite do campo, no Maracanã. Quanto a posse de bola nesse primeiro tempo: Flamengo: 49% e Grêmio: 51%.
Fora de campo: torcidas dão show no estádio - e curiosamente - sem faixas de torcidas organizadas, como destacou a reportagem da Gaúcha. Chamou a atenção as boas ações, como gremistas e flamenguistas unidos e até pedido de casamento entre uma torcedora do Grêmio e um flamenguista.
2º Tempo
Flamengo voltou mais agressivo no segundo tempo, não deixando o Tricolor com muitos espaços. Logo no início, aos 11 e 12 minutos, Marcelo Groeh fez grandes defesas. Comprovando a mudança do Flamengo neste segundo tempo. Aos 21 minutos, Léo Moura avançou bem pela direita e cruzou na primeira trave. Alecsandro de cabeça e com muita força, mas a bola foi para fora, raspando na trave esquerda do Grêmio. A partida esfriou e diminuiu a pressão rubro-negra, o Grêmio volta a encaixar a marcação no meio-campo, dificultando a saída de bola do Flamengo.
Flamengo foi melhor no segundo tempo, mas o Grêmio muda o final da partida nos acréscimos. Luan marcou aos 45 minutos do segundo tempo, para o Tricolor 1 a 0 no Maracanã. A jogada começou com Fernandinho pela direita. Ele passou para Luan, que tocou no canto direito de Paulo Victor. Um golaço do Luan. Fernandinho e Luan sairam do banco e mudaram o time - o gol saiu desta dupla.
Ficha Técnica
Flamengo 0 X 1 Grêmio
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Público recorde no Brasileirão: 51.858 pagantes; 59.680 presentes
Cartões amarelos: Amaral (Flamengo); Walace e Fellipe Bastos (Grêmio)
Gol: Luan, aos 45 minutos do segundo tempo
Flamengo
Paulo Victor; Leo Moura, Marcelo, Chicão e João Paulo; Recife (Amaral), Márcio Araújo, Canteros e Mugni (Gabriel); Arthur (Eduardo da Silva) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Matheus Biteco e Fellipe Bastos; Dudu, Giuliano (Fernandinho) e Lucas Coelho (Luan)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Ouça o golaço de Luan