Você já imaginou ter em casa um pedaço do gramado do estádio Olímpico? Esse é o novo projeto que será lançado pelo Grêmio para os torcedores do clube no final do mês de setembro. A iniciativa faz parte das comemorações dos 60 anos do Estádio Olímpico Monumental.
A ideia já é conhecida em clubes europeus, como Barcelona e Atlethic Bilbao, onde a cada ano, tiras do gramado são retiradas e preparadas para viraram objeto de recordação e decoração na casa dos torcedores. Os pedaços do gramado são recolhidos e preparados, através de um processo químico, para permanecerem com o aspecto verde, sem que precise qualquer tipo de manutenção. Em seguida, as tiras são colocadas em um protótipo decorativo de papelão, de 10cm x 10cm, com dados do clube, do estádio, um selo holográfico e um certificado de autenticidade.
No total, serão retirados 350m² de grama e cerca de 35 mil protótipos que poderão ser comprados pelos torcedores por um preço entre R$ 160 e R$ 200. As tiras retiradas da parte central do gramado serão recolocadas com a grama que fica em torno do campo.
A extração da grama, na manhã desta quarta-feira, contou com o acompanhamento de um oficial de cartório que dará a emissão do selo de veracidade e autenticidade que acompanhará o quadro.
O Barcelona faz a retirada do gramado do Camp Nou todos os anos. Em uma das ocasiões, um mapa de calor foi feito pelo gramado e as tiras retiradas foram aquelas onde o craque Messi mais se movimentou pelo campo.
O projeto é inédito na América Latina e será desenvolvido por uma empresa espanhola.