A Argentina conseguiu romper neste sábado (5), contra a Bélgica, o tabu de 24 anos sem chegar a uma semifinal da Copa do Mundo. Com gol de Higuaín no começo da partida, o time comandado por Alejandro Sabella ganhou por 1 a 0 e vai enfrentar o vencedor da partida entre Holanda e Costa Rica na próxima quarta-feira, em São Paulo.
Com apoio da torcida, maioria no estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Argentina conseguiu garantir boas jogadas de contra-ataque com Messi no primeiro tempo. Na etapa complementar, a Bélgica pressionou, mas não conseguiu virar o jogo.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Confira a repercussão internacional do Mundial no RS
Valeu, Porto Alegre: veja 15 momentos da Copa na Capital
Promessa nesta Copa do Mundo, o meia-atacante belga Hazard não conseguiu fazer uma boa partida e foi substituído no segundo tempo. A defesa da Argentina, questionada nos primeiros jogos do Mundial, fechou a entrada da área, garantindo a vitória.
Argentina abre o placar no início do jogo
O jogo começou quente. Logo no primeiro minuto, Mascherano e Witsel trocaram empurrões e o árbitro marcou a primeira falta do argentino no jogo. Aos 7 minutos, Di María tentou passe, a bola foi desviada na marcação belga e sobrou para Higuaín bater de primeira, abrindo o placar para a Argentina.
Esse foi o primeiro gol do camisa 9 na Copa do Mundo e serviu para empolgar a torcida argentina, maioria no estádio Mané Garrincha. Em cada lance, o time belga recebeu vaias dos torcedores no primeiro tempo.
Após o gol, a equipe comandada por Alejandro Sabella investiu em jogadas de contra-ataque. Messi teve boa oportunidade aos 26 minutos, partindo do meio da área, mas Kompany conseguiu desarmar a jogada.
Em seguida, novamente Messi fez boa jogada para Di María, que tentou o corte em Kompany. O camisa 9 da argentina ficou no chão após o lance, com dores na coxa. Ele recebeu atendimento médico e precisou ser substituído por causa da lesão muscular. Enzo Perez entrou para reforçar a marcação.
Messi, marcado por três jogadores, recebeu falta aos 39 minutos, quando conseguia entrar na grande área. Bateu com força, de canhota, buscando o ângulo superior direito, mas a bola foi para fora.
No fim do primeiro tempo, o time belga começou a pressionar. Vertonghen fez belo cruzamento para Mirallas, que cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora. Em seguida, Fellaini tentou passe para Hazard, que fez boa jogada, mas foi cortado na área pela defesa da Argentina.
Bélgica pressiona no segundo tempo
O segundo tempo começou com disputa de bola entre as duas equipes. O primeiro cartão amarelo veio aos 9 minutos, quando Hazard fez falta dura em Biglia.
Logo depois, bom lance para a Argentina. Higuaín partiu em velocidade, fez toque entre as pernas e bateu com força, acertando o travessão.
Apesar das jogadas argentinas, foi a Bélgica que pressionou no segundo tempo, em busca do empate. Aos 19 minutos, Garay cortou de carrinho um cruzamento da equipe belga, mas tocou na direção do próprio gol, obrigando Romero a fazer uma defesa complicada.
O jogo ficou disputado no segundo tempo, com marcações fortes. O segundo cartão amarelo veio aos 22 minutos, quando Alderweireld fez falta dura em Biglia. Em seguida, foi a vez da equipe argentina levar o seu primeiro amarelo.
Já nos acrécimos, Messi fez boa jogada e tentou encobrir o goleiro belga, que fez grande defesa. Os diabos vermelhos, como são chamados os jogadores da seleção europeia, ainda tentaram uma boa na área, mas foram barrados pelo bloqueio argentinos.
Higuaín abriu o placar para a Argentina; ouça o gol