Não é apenas Caxias do Sul que aniversaria nesta sexta-feira, 20 de junho. Ídolo do esporte caxiense, em especial da torcida esmeraldina, Lauro Antonio Ferreira da Silva, o Laurinho, chega aos 41 anos no mesmo dia em que a cidade que o acolheu completa 124 anos.
Natural de Alegrete, Laurinho deixou o Flamenguinho, time da cidade, em 1990, para jogar no juvenil do Juventude, onde construiu sua carreira. Ele conquistou a simpatia da torcida e de Caxias do Sul e se tornou um símbolo do Ju.
"Participei de todas as vitórias e derrotas do Juventude, menos a queda da série C para a D (em 2010), o que não foi justo, porque já que ergui o clube, eu deveria ter caído junto", diz o ex-jogador, que disputou 572 partidas com a camisa do Juventude.
A relação mais forte com a cidade se deu por causa do futebol - coincidência ou não, a mãe dele, dona Arlete, faz aniversário no mesmo dia que o Juventude, 29 de junho. Mas não foi apenas o esporte que o fez ficar em Caxias. O motivo foi a caxiense Manuela. Com ela, se casou e teve dois filhos: João Pedro, oito anos, e Maria Antônia, nove meses.
"Deus me dirigiu. Conheci minha esposa aqui. Isso fechou o elo de ligação com Caxias. Além disso, é uma terra de oportunidades para trabalho e formação. É uma terra de fartura. Conquistando a confiança, a gente é bem tratado", acrescenta Lauro, que recebeu o título de Cidadão Caxiense em 2008.
Longe dos campos, Laurinho se dedica ao curso de Educação Física. Ele conclui a graduação no final do ano e pretende trabalhar com futebol. Embora não descarte sair de Caxias, acha difícil isso acontecer. Ele não só formou uma família, mas fez amigos na cidade.
Além disso, Laurinho foi fisgado pela gastronomia típica:
"O galeto aqui não tem igual", brinca.
Gaúcha
Ídolo do futebol caxiense, Laurinho faz aniversário no mesmo dia que Caxias do Sul
Ex-jogador do Juventude foi acolhido a acabou adotando a cidade
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project