Considerada a grande zebra da Copa do Mundo até agora, a Costa Rica empatou em 0 a 0 com a Inglaterra e terminou líder daquele que foi considerado o grupo da morte do Mundial.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
A seleção costarriquenha entrou em campo já classificada para às oitavas de final, mas queria mesmo era garantir o primeiro lugar no grupo. Já os ingleses, eliminados da Copa com duas derrotas em duas partidas lutavam para deixar o Mundial com dignidade, com pelo menos uma vitória.
Com 100% de aproveitamento após bater Uruguai (3 a 1) e Itália (1 a 0), a Costa Rica precisava de apenas um empate para terminar em primeiro. E conseguiu.
Nem mesmo a presença do príncipe Harry nas arquibancadas do Mineirão foi suficiente para inspirar a seleção da Inglaterra. Os ingleses, após perderem para italianos e uruguaios pelo mesmo placar (2 a 1), se despedem da Copa com apenas um ponto conquistado.
Com quatro participações em Copas do Mundo, foi a oitava vez que a Costa Rica enfrentou uma seleção europeia. Nos 7 confrontos anteriores, os costarriquenhos obtiveram três vitórias, um empate e três derrotas: 1 x 0 na Escócia, 2 x 1 na Suécia e 1 x 4 Tchecoslováquia, na Copa de 1990; 1 x 1 contra a Turquia, em 2002; 2 x 4 para a Alemanha e 1 x 2 para a Polônia, em 2006; e 1 x 0 contra a Itália em 2014.
Na história das Copas, os ingleses disputaram quatro jogos contra países da CONCACAF, obtendo duas vitórias, um empate e uma derrota: 0 x 1 para os Estados Unidos, em 1950; 2 x 0 sobre o México, em 1966; 2 x 0 sobre Trinidad e Tobago, em 2006; e 1 x 1 contra os USA, em 2010. Nas últimas 11 vezes que enfrentou países da CONCACAF, a Inglaterra obteve 9 vitórias e dois empates.
O jogo
A Costa Rica começou mostrando a mesma força dos dois jogos anteriores e partiu para cima da Inglaterra. E logo aos dois minutos, chegou com perigo na área inglesa. Campbell fez linda jogada e chutou forte, a bola passou perto do gol de Foster. Já classificada, a seleção da Costa Rica cadenciava bem o jogo e trocava passes valorizando a posse de bola.
A Inglaterra respondia, principalmente com Sturridge. Aos 11 minutos, ele recebe de Wilshere na entrada da área, girou e bateu forte, à esquerda do goleiro Navas. Com boa movimentação de Lallana, os ingleses equilibraram a partida e criaram chances de gol.
Aos 26 minutos, Lampard tocou para Sturridge, mas o atacante inglês estava e o impedimeto foi bem marcado pelo árbitro. A Inglaterra pressionava e um minuto depois Sturridge caiu na área em disputa de bola com Duarte. Os jogadores pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
A Inglaterra terminou o primeiro tempo dominando as ações e criando algumas oportunidades, mas pecava na finalização.
O segundo tempo começou com a Inglaterra pressionando. Logo aos três minutos, Sturridge aproveitou erro da zaga costarriquenha quase marcou. O goleiro Navas saiu do gol e fez a defesa nos pés do atacante inglês. Aos 11, Lallana faz grande jogada e cruzou para Sturriege. O goleiro Navas foi na jogada e fez a defesa. Aos 20 minutos, a jogada mais bonita do joga saiu dos pés de Sturridge. Ele avançou em direção a área, tabelou com Milner e chutou forte rente a trave direita do goleiro Navas.
Depois de entrar no lugar de Milner aos 31 do segundo tempo, Rooney quase marcou. O atacante deu ma cavadinha de fora da área e obrigou Navas a fazer grande defesa.
Classificada e em primeiro no grupo, a Costa Rica avança. Ao fim da partida, os costarriquenhos, apoiados pelos brasileiros, gritavam "Olé!" a cada toque da bola da seleção.
Ficha técnica:
Costa Rica: Navas; Miller, Duarte; González; Gamboa, Tejeda, Brenes (Bolaños), Borges, Diaz; Byan Ruiz, Joel Campbell.
Técnico: Jorge Luis Pinto.
Inglaterra: Ben Foster; Smalling, Phil Jones, Cahill, Shaw; Lampard, Wilshere (Gerrard); Milner (Rooney), Barkley, Lallana (Sterling); Sturridge.
Técnico: Roy Hodgson
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Auxiliares: Redouane Achik e Abdelhak Etchiali (ALG)
Cartões amarelos: Barkley e Lallana (ING) González (COS)