No primeiro jogo com mando de campo na Serra Gaúcha, o Grêmio deu susto em seu torcedor, mas fez a lição de casa. Após sofrer gol do paraguaio Zeballos aos cinco minutos do primeiro tempo, o Tricolor buscou a virada com Rodriguinho e Maxi Rodriguez. Com a vitória de 2 a 1 desta quarta-feira (21) no estádio Alfredo Jaconi, o Grêmio chega a 13 pontos e é vice-líder com seis rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro.
1º tempo
O Botafogo tratou logo de mostrar que não viajou à Caxias do Sul a passeio. Aos cinco minutos da etapa inicial, Carlos Alberto, o estreante da noite, fez grande jogada individual e deu passe para Zeballos abrir o placar no Alfredo Jaconi. Aos 14 minutos, Riveros arriscou de longe, sem perigo, na primeira conclusão do Grêmio na partida. Aos 16, Emerson rolou para Zeballos, que bateu sem direção. Aos 20 minutos, Alan Ruiz cobrou falta e o goleiro Renan espalmou para escanteio. Aos 28, foi a vez de Edilson, também na bola parada, obrigar Marcelo Grohe a fazer uma bela defesa. No minuto seguinte, Carlos Alberto subiu livre e cabeceou com perigo. Aos 38 minutos, Rodriguinho cobrou escanteio curto e Barcos desviou, tirando tinta da trave. Aos 43, Barcos fez o trabalho de pivô e ajeitou para Rodriguinho que bateu de primeira no canto de Renan e anotou o gol de empate do Tricolor.
2º tempo
O Grêmio voltou do intervalo decidido a buscar a vitória. Aos oito minutos, Dudu encontrou Breno livre e o lateral finalizou para fora. Aos nove, Ramiro pegou a sobra do escanteio e bateu para defesa segura de Renan. Aos 17, Rodriguinho arriscou chute de fora da área. Aos 33, o Botafogo respondeu. Gabriel soltou a pancada de longe e a bola passou rente à trave. Dois minutos depois, o Tricolor viraria a partida. Maxi Rodriguez driblou Bolatti e bateu colocado, sem chances para o goleiro do alvinegro carioca. Após o fim da partida, houve confusão generalizada entre os jogadores no túnel de acesso ao campo e foi necessária a intervenção da Brigada Militar.
No sábado (24), o Grêmio enfrenta o São Paulo no estádio Morumbi, às 21h. A partida é válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Riveros, Ramiro (Zé Roberto), Alan Ruiz, Rodriguinho (Maxi Rodriguez) e Dudu (Edinho); Barcos. Técnico: Enderson Moreira
BOTAFOGO: Renan, Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Gabriel (Sassá) e Carlos Alberto (Gegê); Zeballos (Wallyson) e Emerson. Técnico: Vagner Mancini
Cartões amarelos: Gabriel (BOT), Carlos Alberto (BOT), Emerson (BOT); Barcos (GRE), Alan Ruiz (GRE)
Gols: Zeballos, aos 5 minutos do primeiro tempo; Rodriguinho, aos 43 minutos do primeiro tempo e Maxi Rodriguez, aos 35 do segundo tempo.
Ouça o 2º gol do Grêmio com Maxi Rodriguez
Ouça o 1º gol do Grêmio com Rodriguinho
Ouça o 1º gol do Botafogo com Zeballos