O tenista número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal, terá uma chave complicada em sua volta ao Aberto da Austrália, que começa nesta segunda-feira, noite de domingo no Brasil _ com transmissão ao vivo pelos canais ESPN e ESPN+, das 22h às 4h e das 6h às 10h.
Nadal, que venceu o Aberto da Austrália (primeiro Grand Slam da temporada) em 2009 e foi finalista em 2012, não jogou no ano passado devido a uma grave lesão no joelho esquerdo. O espanhol caiu numa chave complicada se comparado com outro grande favorito, o sérvio Novak Djokovic, atual tricampeão, que tem um caminho mais tranquilo, pelo menos até as quartas de final.
Na estreia, Nadal tem um duelo marcado com o jovem australiano Bernard Tomic, de 21 anos. Apesar de ainda não ter correspondido às expectativas, Tomic é um dos tenistas mais talentosos da nova geração. Nadal, contudo, é o claro favorito, principalmente numa competição de cinco sets.
Se Nadal avançar à segunda rodada, o rival deve ser menos duro, antes de provavelmente encarar na etapa seguinte o francês Gael Monfils, cabeça de chave nº 25 e que pouco a pouco vem encontrando seu melhor tênis (foi 7º da ATP em 2011), após seguidas lesões.
Nas oitavas de final, Rafa deve medir forças com o japonês Kei Nishikori, atual nº 17 do mundo, outro jovem que vem se destacando no circuito. Na rodada seguinte, se as previsões se concretizarem, Nadal decidirá a vaga nas semifinais com o argentino Juan Martín del Potro (nº 5). Del Potro é, no momento, a maior ameaça para acabar com o domínio do chamado Big Four, o grupo formado por Nadal, Djokovic, o suíço Roger Federer e o britânico Andy Murray, que venceram 31 dos últimos 32 torneios de Grand Slam. O outro foi justamente vencido por Del Potro, em 2009 no Aberto dos EUA, diante de Federer.
Nas semifinais, Nadal pode encontrar Murray, finalista no ano passado, mas que volta às quadras após vários meses lesionado, ou Federer, campeão em quatro edições do Aberto australiano.
A dura chave de Nadal contrasta com a de Djokovic, que buscará seu quinto título na Austrália, o quarto consecutivo.
Djokovic não deve cruzar com um rival de peso até as oitavas, quando pode medir forças com o suíço Stanislas Wawrinka (nº 8), no que seria a reedição das oitavas de final do ano passado, quando o sérvio suou muito para vencer (12/10 no quinto set).
Se passar por Wawrinka, Djokovic terá sua chegada à final ameaçada apenas nas semifinais, pois podem estar esperando o espanhol David Ferrer (nº 3) ou o checo Tomas Berdych (nº 7).
Principais jogos da 1ª rodada
Os canais ESPN e ESPN+ transmitem partidas ao vivo a partir das 22h deste domingo
Angelique Kerber (ALE) x Jarmila Gajdosova (AUS)
Na Li (CHN) x Ana Konjuh (CRO)
Alejandro Gonzalez (COL) x David Ferrer (ESP)
Stanislas Wawrinka x Andrey Golubev (CAZ)
Tomas Berdych (CHE) x Aleksandr Nedovyesov (CAZ)
Luksika Kumkhum (TAI) x Petra Kvitova (CHE)
A partir das 6h
Lukas Lacko (SLO) x Novak Djokovic (SER)
Serena Williams (EUA) x Ashleigh Barty (AUS)