Favorito ao título, o suíço Roger Federer (6º) foi derrotado na final do ATP 250 de Brisbane, neste domingo. Ele foi superado por um velho rival, o australiano Lleyton Hewitt (60º), por 2 sets a 1, parciais de 6-1, 4-6, 6-3, em 2h07 de partida.
Com isso, Federer perdeu a chance de igualar, já no início da temporada, sua campanha no ano passado, quando levantou apenas uma taça, no ATP de Halle. Já Hewitt conquistou seu primeiro título desde 2010, quando venceu justamente no torneio que tem o suíço como último campeão.
- Jogar com os melhores jogadores do mundo e finais de torneios são sempre excitantes. Para mim, está é a motivação que preciso para tentar vencer e obviamente, conquistar mais um título - disse o australiano.
Hewitt dominou Federer no primeiro set e, beneficiado por 22 erros do rival, fechou a parcial em 27 minutos. O suíço se recuperou na etapa seguinte, mas viu o australiano salvar sete break-points no terceiro set e garantir o título. A última vez que ele havia disputado uma decisão em casa foi em 2005, quando foi vice-campeão do Aberto da Austrália.