O Independiente precisava de uma vitória contra o San Lorenzo, que briga pelo título, e torcer contra Argentinos Juniors e San Martín para evitar o rebaixamento já nesta rodada - a penúltima do Torneio Final. No entanto, perdeu por 1 a 0 e, pela primeira vez em sua gloriosa história, acabou rebaixado para a segunda divisão da Argentina.
O único gol da partida foi marcado por Correa, aos 14 minutos da segunda etapa. O consolo da torcida é que nem um triunfo diante do San Lorenzo salvaria o heptacampeão da Libertadores, já que o Argentinos Juniors venceu o Colón por 1 a 0, enquanto o San Martín derrotou o Estudiantes por 2 a 0.
Durante o jogo, a torcida do Independiente, ciente de que a queda era inevitável, começou a cantar a favor do aumento das chances para os garotos das divisões de base do clube, que revelou Sergio Agüero na última década. Ao contrário do ocorrido nas últimas rodadas, nenhuma demonstração de violência em relação aos "hinchas" do "Rojo".
Com a queda do Independiente, o Boca Juniors se torna o único time argentino a nunca ter experimentado o gosto amargo de um rebaixamento de divisão.
Tristeza "roja"
Independiente perde e cai pela primeira vez para a Segundona argentina
A uma rodada do fim do Torneio Final, heptacampeão da Libertadores é rebaixado à Série B
GZH faz parte do The Trust Project