A Conmebol emitiu um comunicado sobre a confusão na final da Copa Sul-Americana, que acabou encerrando o jogo entre São Paulo e Tigre, no Morumbi, antes mesmo do início do segundo tempo. A entidade confirmou que o time brasileiro é o campeão, mas prometeu "apurar os fatos e aplicar sanções".
A entidade ainda se diz "empenhada em reunir todos as informações das autoridades do jogo e dos clubes envolvidos, como também os elementos dos fatos ocorridos, com o propósito de estabelecer com claridade a realidade dos acontecimentos". A confederação fala ainda em sanções exemplares.
Na nota, a Conmebol trouxe a versão do árbitro, Enrique Osses. Nela, é dito que o chileno tentou persuadir os jogadores do Tigre para voltar a campo, mas a delegação alegou falta de garantias de segurança e agressões por parte da segurança local para permanecer no vestiário. O árbitro ainda relatou que esperou ao todo 50 minutos antes de declarar o fim da partida com o resultado favorável ao São Paulo.
O tema deve ser discutido na próxima quinta-feira, quando os membros do Comitê Executivo da entidade se reúnem, um dia antes do sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2013.